Com a flexibilização do protocolo de segurança sanitária do Plano São Paulo, o Bosque e Zoológico Municipal Doutor Fábio de Sá Barreto já reabriu aos sábados, domingos e feriados, no período das nove horas às 16h30. O espaço vai abrir neste final de semana e na segunda-feira, 15 de novembro, Dia da Proclamação da República, mas ficará fechado na terça (16) e na quarta-feira (17).
Toda a extensão ao ar livre estará aberta ao público no final de semana e no feriado, sendo possível caminhar pelas ruas e passarelas, inclusive o Jardim Japonês, contemplando toda a beleza ecológica, como as árvores centenárias e o bioma de Mata Atlântica característico do local. Há totens com álcool em gel ao longo do percurso de visitação e áreas técnicas para assepsia das mãos.
Desde 5 de maio, o zoológico atendia com diversas medidas de segurança para evitar a propagação da covid-19, mas apenas de quarta a sexta-feira. Quem for ao zoo poderá ver o urso de óculos Renan, além de tucanos, antas, quatis, onças, elefante, jacarés, cisnes, Recanto das Aves e Praça das Aves, entre outros.
A administração do Bosque Fábio Barreto recomenda aos visitantes o uso de máscaras e o distanciamento social. Também é recomendado o uso de garrafas de água individuais para que não seja necessário o uso de bebedouros públicos.
O Bosque Fábio Barreto fica na rua Liberdade s/nº, no bairro Campos Elíseos. Mais informações podem ser solicitadas pelos telefones (16) 3636- 2283 e 3636-2513. A entrada é franca. O zoológico tem cerca de 830 animais de 156 espécies sob seus cuidados.
O Bosque de Ribeirão Preto está localizado no Parque Municipal Morro do São Bento, um espaço de lazer com 250.880 metros quadrados de muita área verde com Jardim Japonês, lagos, flores, quiosques, pontes, alamedas para caminhadas e um mirante de 45 metros de altura.
No local há 30 espécies de primatas, felinos e roedores, entre eles pumas, onças, capivaras, cervos, antas, saguis, micos raros e os divertidos macacos-prego. No setor de répteis faz sucesso o Terrário com suas serpentes peçonhentas e não peçonhentas (sem veneno) e lagos com tartarugas, lagartos e jacarés em extinção, como o jacaré-de-papo-amarelo.
Também há aves de todos os tipos, como araras e tucanos. Já no Aquário existem peixes brasileiros de várias espécies, raias e lontras. Reabriu as portas para visitação em 4 de agosto. O complexo possui quatro tanques temáticos, dois recintos destinados às aves e mamíferos aquáticos, além de três recintos para acomodar pequenos répteis, anfíbios e invertebrados.