O Bosque e Zoológico Municipal Doutor Fábio de Sá Barreto vai permanecer aberto ao público nesta segunda-feira, feriado de Primeiro de Maio, Dia Internacional do Trabalho (ou Dia Mundial do Trabalhador). Abrirá normalmente, das nove horas às 16h30. Funcionará no final de semana, neste sábado, 29 de abril, e no domingo (30).
Não vai abrir na terça (2) e na quarta-feira, 3 de maio, para serviços de limpeza e manutenção, que geralmente ocorrem às segundas e terças-feiras – normalmente abre de quarta-feira a domingo. A entrada é gratuita. Fica na rua Liberdade s/nº, no bairro Campos Elíseos. Mais informações podem ser solicitadas pelos telefones (16) 3636- 2283 e 3636-2513.
Motos
Medidas para intensificar a zeladoria, como limpeza e manutenção de cada setor, além da contratação de uma equipe para segurança motorizada e desarmada, visam garantir a preservação do patrimônio e a segurança das famílias que passeiam no local. Neste mês teve início o serviço de segurança motorizada e desarmada para reforçar o trabalho de preservação do patrimônio público e segurança dos visitantes.
Considerado um dos mais importantes pontos de lazer e cultura gratuitos na cidade de Ribeirão Preto, o Bosque e Zoológico Municipal Doutor Fábio Barreto recebeu mais de 257 mil visitantes no ano passado. Conta com um espaço de área verde de 250.880 m², onde vivem mais de 700 animais de 180 espécies, entre aves, peixes, mamíferos, répteis e anfíbios.
O espaço concentra uma reserva de Mata Atlântica, com árvores centenárias, como perobas, jequitibás, ipês e jatobás. O zoológico de Ribeirão Preto também abriga animais ameaçados de extinção, como arara-azul, ararajuba, suçuarana, lobo-guará, mutum-do-sudeste, urubu-rei, anta, tamanduá-bandeira, jaboti-tinga e tracajá.
Outra atração é o Aquário Municipal, com mais de 500 peixes de 56 espécies, distribuídos em nove tanques. Juntos, os tanques somam 300 metros quadrados e armazenam 186,5 mil litros de água. No local existem 30 espécies de primatas.
Felinos
Também abriga felinos e roedores, entre eles pumas, onças, capivaras, cervos, antas, saguis, micos raros e os divertidos macacos-prego. No setor de répteis faz sucesso o Terrário com suas serpentes peçonhentas e não peçonhentas (sem veneno).
O Bosque e Zoológico Municipal Doutor Fábio Barreto ainda conta com lagos com tartarugas, lagartos e jacarés em extinção, como o jacaré-de-papo-amarelo. Também há aves de todos os tipos, como araras e tucanos, entre outras espécies
O setor de Zootecnia do Bosque e Zoológico Fábio Barreto evoluiu para um sistema de “Nutrição de Precisão”, com a finalidade de oferecer macro e micronutrientes necessários para melhorar a saúde e bem-estar dos animais. O objetivo é oferecer uma alimentação balanceada com os nutrientes requeridos por cada espécie em função de sua idade, condição clínica e fase reprodutiva.
“O setor se tornou um pilar para o programa ‘Uma Nova Chance’, bem como para o bem-estar dos animais que permanecem no zoológico de Ribeirão Preto”, explica o zootecnista do Bosque Fábio Barreto, Alexandre Gouvêa. O espaço sempre desenvolveu um importante papel para os cuidados, tratamento e reabilitação de animais silvestres.
Por meio do programa “Uma Nova Chance”, o Bosque e Zoológico recebe de munícipes, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretarias de Meio Ambiente e outras instituições, animais silvestres vítimas de maus-tratos, atropelamentos, queimadas, apreensões, entre outras causas.