No último domingo, 1º de julho, o Bosque Zoológico Municipal Doutor Fábio de Sá Barreto ganhou um novo morador, um exemplar adulto de onça-parda, também conhecida como puma, que foi vítima de atropelamento e deu entrada no zoo em estado grave.
O animal foi atropelado nas proximidades de Matão (SP) e agora integra um grupo de outros seis exemplares deste tipo de felino que também deram entrada no zoológico após consequências de ações humanas, como atropelamentos e queimadas.
Segundo o veterinário César Branco, devido à gravidade das lesões constatadas, o animal precisou passar por diversas cirurgias e está se recuperando em uma área isolada para que não tenha contato com humanos. Devido às lesões, entre elas fraturas, o animal foi submetido a cirurgias de osteossíntese para recuperação da estrutura física.
“A recuperação será demorada e difícil, mas faremos de tudo para que ela tenha grande chance de ser devolvida a seu habitat natural”, afirmou o veterinário. O Bosque e Zoológico Municipal Doutor Fábio de Sá Barreto recebe, por ano, cerca de 800 animais vítimas de maus-tratos provocados por acidentes como atropelamentos, queimaduras e choques elétricos, caça predatória, tráfico e diversos outros motivos.
Ao serem entregues ao zoo, passam por triagem e são encaminhados, se forem filhotes, ao berçário, e quando acometidos por alguma lesão vão para o setor de medicina veterinária. Cerca de 70% se recuperam e são levados aos centros de reabilitação de animais silvestres e áreas de soltura como a Associação Mata Ciliar, Instituto Espaço Silvestre e MP Fauna Ambiental para que sejam reintegrados em seu meio ambiente natural.