A temperatura chegou a 38ºC em Ribeirão Preto na quinta (12) e nessa sexta-feira, 13 de outubro, e a população da zona oeste da cidade sofreu com problemas no abastecimento de água. Vários bairros foram afetados, como Dom Miele, Planalto Verde, Eugênio Lopes, Paulo Gomes Romeo, Jardim Paiva, Parque das Andorinhas, Jardim Alexandre Balbo e Jovino Campos. Moradores dos jardins Recreio, Itaú e Itaú-Mirim também reclamaram.
No entanto, o Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) diz que concluiu, no início da tarde desta sexta-feira, o conserto de uma adutora de 200 milímetros que faz a interligação entre o poço do Parque das Oliveiras e o reservatório do Dom Miele. Pela manhã, os funcionários haviam concluído a troca da bomba do poço do Dom Miele, que tinha queimado na noite de quarta-feira (11).
Segundo o Daerp, com a conclusão destes dois trabalhos, o sistema de abastecimento na zona oeste da cidade passou a operar integralmente e o abastecimento deverá ser totalmente normalizado neste sábado, dia 14. A queima da bomba no poço do Dom Miele ocorreu por conta de pico de energia elétrica. Desde a manhã da quinta-feira, dia 12, os funcionários trabalharam na troca do equipamento que estava previsto para estar concluído no final da noite, mas um problema em um dos cabos de energia atrasou a conclusão dos trabalhos.
Por conta disso, os funcionários trabalharam durante toda a madrugada de sexta-feira e início da manhã para religar o poço, o que ocorreu por volta das 8h30. Já os trabalhos de conserto da adutora de 200 mm, que liga o poço do Parque das Oliveiras ao reservatório do Dom Miele, foram finalizados na manhã desta sexta-feira. Os dois problemas causaram desabastecimento nos bairros Dom Miele, Parque das Andorinhas, Planalto Verde, Eugênio Lopes, Parque das Oliveiras, Lacerda Chaves, Alexandre Balbo e em parte do Jardim Paiva e Paulo Gomes Romeo.
O superintendente do Daerp, Afonso Reis Duarte, esteve acompanhando pessoalmente os trabalhos de conserto da adutora no Parque das Andorinhas. “Foram dois fatos imprevistos que acabaram prejudicando uma grande parte da população da zona oeste, mas os funcionários do Daerp trabalharam durante a quinta e sexta-feira, inclusive de madrugada, para restabelecer o abastecimento o mais rápido possível”, explica.
Ontem à tarde, a água já estava chegando em grande parte da região e o abastecimento deverá estar totalmente normalizado neste sábado. No Jardim Recreio, um trabalho de manutenção na rede elétrica, realizada pela CPFL Paulista, também afetou a estação elevatória na Rua Guatambu. Os trabalhos terminaram por volta das 17h.
O desabastecimento ocorre em meio ao prazo de 20 dias concedido pela Justiça para que o Daerp regularize todos os casos de falta d’água no município, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. Laudos do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) apontam problemas de captação e reservação de água em Ribeirão, já que o volume captado do Aquífero Guarani é seis vezes maior do que o necessário.
O Daerp registra problemas de abastecimento em quase todos os 38 setores – em setembro, cinco estavam em situação crítica: Jardim Paulista, Paulistano, Parque Bandeirantes e Castelo Branco, Jardim Paiva e Paulo Gomes Romeo, Jardim América, Alto da Boa Vista e Sumaré, Campos Elíseos e Ipiranga.
De acordo com a autarquia, Ribeirão Preto possui atualmente 192.024 ligações de água. Em setembro, o número de reclamações sobre abastecimento chegou a 930 (média diária de 31 ocorrências), contra 1.100 no mesmo mês do ano passado (36 por dia), queda de 15,45% e 170 a menos.