A Casa das Artes recebe, neste final de semana, a companhia Zona 8 Produção Artístico-Cultural, de São João Del-Rei (MG), que vai apresentar dois espetáculos – “Corpo de dor” e “Mulheres em cena”. O núcleo foi criado no ano passado e é composto por graduados em teatro pela Universidade Federal de São João Del-Rei .
A primeira peça a entrar em cartaz será “Corpo de dor”, que será apresentada nesta sexta-feira (22) e no sábado, 23 de novembro, sempre às 20 horas. No elenco estão Aline Ferreira, Riky Martins e Stéfanie Luzzi. Uma poesia imersa numa estética entre o periférico e o erudito.
Uma gruta que recolhe lágrimas e vela, junto ao público, a construção precária das narrativas marginalizadas. A dramaturgia autobiográfica compõem cenas que vivificam memórias de processos dolorosos, hostis e traumáticos. Traz por meio do corpo, melodia e verbo a possibilidade de cura pelo reconhecimento de dores que ora são dos outros, ora são nossas.
Sinopse
Uma mera existência quanto tantas outras. Um confrontamento melancólico, indecoroso e fantasioso. Uma poesia em cena que descobre, ou finge descobrir, o quão delicioso e viciante é carregar dores. Um transe hipnótico, talvez mais que um desvelar de crenças e condicionamentos. Uma angústia materializada que aperta e espreme. Uma leitura desconfortável.
No domingo, dia 24 de novembro, às 18 horas, será a vez de “Mulheres em cena”, que reúne solos curtos criados por mulheres plurais na área de artes cênicas e música, com a proposta de difundir experimentos teatrais do pensamento feminino e da condição existencial da mulher contemporânea, além de valorizar a produção artística feminina.
A Casa das Artes fica na rua Duque de Caxias nº 141, no Centro Velho de Ribeirão Preto, na região conhecida como “Baixada”. Os ingressos para “Corpo de dor”, custam R$ 25 (inteira) e R$ 12,50 (meia-entrada). O espaço conta com estacionamento gratuito. A entrada para “Mulheres em cena” é ao chapéu – colabora quem pode, com a quantia que quiser.