O plano de Márcio Zanardi deu certo. O Botafogo fechou a temporada 2024 com uma vitória sobre o Coritiba, na última sexta-feira, por 3 a 1, fora de casa, e agora pode pensar mais tranquilo na próxima temporada
O duelo da 38ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro pouco valia, já que os dois times estavam livres do fantasma do rebaixamento e não tinham chances de subir de divisão. Mesmo assim, o treinador pediu para que seus atletas fechassem bem o ano e subissem o máximo possível na tabela.
“Nosso papo com os jogadores foi realmente poder passar o CRB e a Chapecoense, terminar vencendo. É um prazer jogar no Couto Pereira contra a equipe do Coritiba. Vim jogar num campo bom, com qualidade, desfrutei esse momento, mas com muita responsabilidade”, disse Zanardi, que espera mudar a realidade do Pantera em 2025.
“A gente sabe que o ano não foi bom e isso é importante. Não estou feliz com o que aconteceu e vim para ajudar e deixar um legado para 2025. Tomara que eu consiga.”
Neste ano, a equipe tricolor viveu um verdadeiro calvário, com briga contra o descenso e 16 vitórias em 54 partidas, considerando Série B, Copa do Brasil e Campeonato Paulista. Zanardi chegou no fim de setembro, com o “trem” botafoguense já em movimento.
Em dez jogos, o técnico somou quatro triunfos, um empate e cinco derrotas – o suficiente para tirar o time de vez do Z-4. Agora, parte do legado planejado pelo comandante tricolor é efetuar uma verdadeira reformulação.
“Eu tenho contrato até 31 de novembro do ano que vem. Fiz esse contrato porque queria estar à frente, junto do presidente Adalberto [Baptista] e do Toninho [Cecílio, executivo de futebol], de uma reformulação em todos os processos”, completou.