O WhatsApp ficou fora do ar em todo o mundo por mais de uma hora, provavelmente por causa de falhas técnidas do sistema. Esta “queda”, que segundo o site DownDetector, começou por volta de 5h38 (horário de Brasília) desta sexta-feira, 3 de novembro, “poderia estar associado a problemas técnicos mais que a um ataque ao serviço”, segundo o analista de segurança informática, Deepak Daswani, já que, “quase não existiram problemas com ataques de hackers a esta plataforma”.
No aplicativo, as mensagens enviadas apareciam com o símbolo do relógio e não eram recebidas pelos usuários, mas pouco depois o símbolo desaparecia e aparentemente estavam enviadas, mas seguiam sem ser recebidas pelos usuários. O serviço voltou a funcionar normalmente por volta de 7h15. Usuários relataram nas redes sociais falha no WhatsApp por volta de uma hora na manhã desta sexta-feira (3) em várias regiões do mundo. O site Down Detector registrou um aumento no número de avisos de problemas com o aplicativo, com pico de mais de mil relatos sobre dificuldades no acesso.
O jornal “The Independent” afirmou que “aparentemente trata-se uma falha no servidor”. O problema estaria centrado nos usuários da Europa Ocidental e da Ásia, mas há relatos de problemas de acesso em todo mundo. O site “Is It Down Right Now”, porém, não registrou falha com o aplicativo. A assessoria de imprensa confirmou a falha. “Hoje mais cedo, os usuários do WhatsApp no mundo todo tiveram dificuldades em acessar o aplicativo por cerca de uma hora. A questão já foi resolvida e lamentamos qualquer inconveniente”.