O aplicativo de mensagens WhatsApp está sendo cada vez mais usado para conectar clientes e consumidores. Não é incomum encontrar panfletos de lojas e restaurantes informando o número para contato pelo aplicativo. Mesmo no comércio virtual, os clientes pedem pelo WhatsApp dos lojistas por considerar uma forma mais cômoda e rápida de se comunicar que o tradicional e-mail ou chat.
Buscando atender as necessidades do segmento corporativo, o WhatsApp anunciou, no último mês de setembro, os primeiros testes de sua nova versão exclusiva para empresas, o WhatsApp Business. Com este novo aplicativo eles pretendem atrair o interesse de PMEs e até mesmo grandes empresas, como bancos e companhias aéreas. Algumas delas, como Itaú e a KLM, já participam dos primeiros testes.
O WhatsApp Business visa melhorar a comunicação empresa-cliente, além de aumentar a confiança do consumidor através de contas verificadas, algo que não existe atualmente. Possivelmente no futuro o WhatsApp cobrará por planos e anúncios corporativos, assim como já acontece em outros aplicativos e redes sociais.
Entre as novidades anunciadas para o WhatsApp Business, está a possibilidade de cadastrar números fixos das empresas, criar um perfil detalhado, com localização, descrição e endereço de site, além de receber estatísticas sobre taxa de mensagens recebidas e lidas. No momento apenas empresas selecionadas pelo WhatsApp podem ter acesso a versão Beta, ainda sem data para lançamento definitivo.