A 18ª edição do mutirão Voluntários do Sertão começa às seis horas deste sábado, 28 de abril, quando os participantes vão se encontrar em Ribeirão Preto para depois partir em direção a Santaluz, no interior da Bahia, a 1.900 quilômetros daqui e a 288 quilômetros de Salvador. A equipe vai permenecer no sertão baiano até 6 de maio. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada era de pouco mais de 38 mil habitantes no ano passado.
“É importante destacar que sempre nos instalamos em um município com capacidade para abrigar toda a estrutura necessária para a realização da ação, mas além da própria cidade, tradicionalmente, os Voluntários do Sertão conseguem oferecer seus serviços sociais para populações também carentes de municípios vizinhos”, explica o presidente da organização não-governamental (ONG) que batiza o mutirão, Doreedson Pereira – mais conhecido como Dorinho.
Para esta edição foram selecionados mais de 250 profissionais voluntários, de áreas variadas, como médicos e dentistas (de diversas especialidades), enfermeiros, psicólogos, advogados, entre outros. As inscrições para os interessados em participar ficaram abertas por mais de dois meses. Foram mais de 1.200 inscritos.
Dorinho acrescenta. “Todos os atendimentos e serviços oferecidos são completamente gratuitos. O mutirão oferece estrutura completa à população que procura atendimento. Desde consultas médicas, odontológicas, exames, cirurgias de média e pequena complexidade, entrega de medicamentos, óculos de grau, orientações, enfim, com estrutura completa, o Voluntários do Sertão oferece tudo isso aliado a muito amor, carinho e respeito à essas pessoas”.
No ano passado, o mutirão foi realizado entre 15 e 23 de abril, no município de Irecê, centro-norte da Bahia. Moradores da cidade e da região foram beneficiados. No total foram realizados mais de 42 mil atendimentos e procedimentos. Cerca de 350 profissionais de diversas áreas participaram, prestando serviços em áreas sociais e de saúde.
A população de mais 20 municípios vizinhos a Irecê também foi beneficiada. Segundo Dorinho, o número de atendimentos foi quase o dobro da projeção inicial. “Superou todas as nossas expectativas. Estávamos nos programando para 25 mil atendimentos”, diz.
Os atendimentos foram oferecidos nas seguintes áreas: médica, enfermagem, odontológica, previdenciária, psicológica, social, entre outras. Todos os procedimentos são completamente gratuitos. O mutirão oferece estrutura completa à população que procura atendimento. Desde consultas médicas, odontológicas, exames, cirurgias de média e pequena complexidades, entrega de medicamentos, óculos de grau, orientações, enfim, com estrutura completa.
A trajetória do movimento Voluntários do Sertão começou no ano 2000. O empresário Dorinho é baiano e obteve sucesso nos negócios em Ribeirão Preto. Aí foi natural a vontade de ajudar quem precisa em sua terra natal. No início, apenas com recursos próprios, fazia doações de brinquedos e cestas básicas.
Aos poucos, os amigos se interessaram em ajudar. E a corrente do bem foi só crescendo. Um amigo convidando outro e hoje, em 18 anos de história, já foram realizados mais de 300 mil atendimentos, com o apoio dos mais de três mil profissionais que já atuaram voluntariamente.