Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Voluntários vão atuar em Poções

IGOR RAMOS/ DIVULGAÇÃO

Em 2019, o mutirão de saú­de e social Voluntários do Ser­tão acontece de 27 de abril a 5 de maio. A cidade que irá sediar o evento neste ano é Poções, na Bahia, com população estimada em 46.862 habitantes, segundo a revisão anual de agosto de 2018 do Instituto Brasileiro de Geogra­fia e Estatística (IBGE). O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHGM) é de 0,604 – o de Ribeirão Preto é de 0,800 em uma escala que vai até 1.

No entanto, o evento irá be­neficiar moradores de – pelo menos – outras nove cidades da região: Mirante, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Manoel Vitorino, Boa Nova, Planalto, Nova Canaã, Iguaí e Ibicui. Destes municípios menores, três delas já registraram índices alarmantes de população vivendo em situação de miséria – Caetanos, Bom Jesus da Serra e Mirante, que, em 2008, já foi des­taque na imprensa por registrar o menor Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

Por causa da grande estrutu­ra necessária para a realização do evento, todos os pontos de aten­dimentos estarão centralizados em Poções. No entanto, para as demais cidades, que são menores e com ainda mais pessoas na fila de espera dos serviços de saúde, serão oferecidos meios de loco­moção para levar essas pessoas aos pontos de atendimentos. O presidente da Organização Volun­tários do Sertão, Doreedson Perei­ra, o “Dorinho”, explica como será a ação para estes municípios.

“Já é tradição que os mutirões ofereçam atendimentos para os municípios vizinhos, mas este ano será diferente, pois a cidade de Poções – cordialmente – acei­tou receber nossa estrutura jus­tamente pela impossibilidade de que fôssemos instalados em al­gum dos municípios menores e que mais precisam da nossa atu­ação. Mas para podermos atuar conforme as necessidades das cidades menores, iremos orga­nizar de forma que a população tenha acesso aos atendimentos que podemos oferecer”.

Este ano, mais de 1.300 pro­fissionais se inscreveram para atuarem como voluntários na ação. Destes, serão selecionadas cerca de 250 destes profissionais para trabalharem diretamen­te em suas áreas de formação e atuação de rotina. “A região de montanhas e caatinga registra índices até mesmo de famílias vivendo em situação de misé­ria extrema. E são regiões as­sim que mais precisam da atu­ação dos nossos voluntários e parceiros, com toda a estrutura de qualidade em atendimen­tos, procedimentos e exames”, comenta Marta Meire Pereira, Gestora da Organização Volun­tários do Sertão.

Dorinho explica que o obje­tivo desse mutirão social é ofe­recer atendimentos e serviços completamente gratuitos para a população atendida. “Comple­tando 19 anos de história, já con­seguimos oferecer atendimentos para as principais vertentes de saúde. Desde consultas médicas, odontológicas, exames, cirurgias de média e pequena complexi­dade, entrega de medicamentos, oferecimento de óculos de grau, orientações, enfim, estrutura completa. O Voluntários do Sertão oferece tudo isso aliado a muito amor, carinho e respeito a essas pessoas”.

A edição de 2018 do mutirão aconteceu de 28 de abril a 6 de maio, no município de Santa­luz, Bahia. Somente nesta etapa foram realizados mais de 45 mil atendimentos e procedimentos. O mutirão começou no ano 2000. De lá pra cá, mais de três mil profissionais já fizeram parte da ação. Juntos, conquistaram a marca de mais de 350 mil aten­dimentos e procedimentos mé­dicos, odontológicos e sociais.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Quer receber notícias no seu WhatsApp? Adicione o Tribuna!

Redação 1

Governo quer ampliar programa Vigia para os 11 estados da fronteira

Redação 1

105 anos do Lar Padre Euclides 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com