Com mais de 20 anos de história em oferecer saúde e oportunidade social a pessoas que vivem em regiões de vulnerabilidade no Brasil, a ONG Voluntários do Sertão uniu parceiros e, no decorrer da última semana, entre os dias 3 e 8 de janeiro, arrecadou cerca de 36 toneladas de produtos para doação às vítimas da chuvas e enchentes na Bahia.
São, entre alimentos, roupas e itens de uso pessoal. Parte já foi levada para as vítimas e o restante está em processo de separação, mas chegará na Bahia ainda nesta semana. Famílias que vivem na região sul do Estado perderam suas casas e sustento em decorrência das fortes chuvas que atingiram a região recentemente.
As chuvas na Bahia já causaram mais de 20 mortes (24 óbitos) e deixaram mais de 91 mil famílias desabrigadas. No total, 660 mil pessoas foram afetadas. A cidade de Itabuna, no sul do Estado, é a mais atingida.
No decorrer da última semana, na sede do Voluntários do Sertão e em mais 20 pontos de arrecadação com apoio de parceiros, foi possível recolher alimentos, roupas, agasalhos, roupas de cama e banho, medicamentos, calçados, entre outros.
O balanço da arrecadação é parcial, uma vez que ainda está em andamento a organização dos itens recebidos como doação. Até o momento, mais de seis toneladas já foram entregues por meio de transporte terrestre, e mais cinco toneladas e meia foram levadas por meio da Voepass Linhas Aéreas. Agora, no decorrer da semana, após finalização da separação dos últimos itens, estima-se que outras 25 toneladas sejam encaminhadas, com o apoio da Rodonaves.
“Não temos nem como agradecer. Como sempre, a população abraçou nossa causa e batemos um recorde que nem imaginávamos. Nosso planejamento era de enviar um caminhão baú lotado de doações, mas com a solidariedade de todos os que participaram foi preciso reunir mais parceiros para enviar não apenas um, mas dois caminhões lotados de doações”, destaca Marta Meire, gestora da ONG.
“Já foram na semana passada e nesta semana mais dois saem de Ribeirão Preto com destino ao Sul da Bahia com o restante das doações. Além disso, outra parte foi levada de avião, juntamente com uma equipe de voluntários que estão atuando no local”, diz a gestora. Quem explica a respeito desse convite que o Voluntários do Sertão recebeu para ajudar na distribuição das doações é o presidente da organização, Doreedson Pereira, mais conhecido como “Dorinho”.
“Nosso mutirão de solidariedade tem mais de 20 anos de história e nesse tempo todo já realizamos várias edições no Estado da Bahia, as pessoas conhecem e confiam no nosso trabalho, por isso, quando aconteceu essa tragédia, nos unimos para ajudar motivando doações, mas confesso que fiquei muito honrado ao receber o convite de reunir alguns voluntários estratégicos para compartilhar no local nossos conhecimentos de logística e organização e assim apoiar na estrutura de distribuição de tudo o que a região tem recebido de doações”, explica.