Tribuna Ribeirão
Geral

Voluntários do Sertão – ONG entrega doações a vítimas das chuvas

FOTO: JOSÉ PASKAKULIS

Com mais de 20 anos de história em oferecer saúde e oportunidade social a pessoas que vivem em regiões de vul­nerabilidade no Brasil, a ONG Voluntários do Sertão uniu parceiros e, no decorrer da úl­tima semana, entre os dias 3 e 8 de janeiro, arrecadou cerca de 36 toneladas de produtos para doação às vítimas da chuvas e enchentes na Bahia.

São, entre alimentos, rou­pas e itens de uso pessoal. Par­te já foi levada para as vítimas e o restante está em processo de separação, mas chegará na Bahia ainda nesta semana. Famílias que vivem na região sul do Estado perderam suas casas e sustento em decorrên­cia das fortes chuvas que atin­giram a região recentemente.

As chuvas na Bahia já causa­ram mais de 20 mortes (24 óbi­tos) e deixaram mais de 91 mil famílias desabrigadas. No total, 660 mil pessoas foram afetadas. A cidade de Itabuna, no sul do Estado, é a mais atingida.

No decorrer da última semana, na sede do Voluntá­rios do Sertão e em mais 20 pontos de arrecadação com apoio de parceiros, foi possível recolher alimentos, roupas, agasalhos, roupas de cama e banho, medicamentos, calça­dos, entre outros.

O balanço da arrecadação é parcial, uma vez que ainda está em andamento a organização dos itens recebidos como do­ação. Até o momento, mais de seis toneladas já foram entregues por meio de transporte terrestre, e mais cinco toneladas e meia foram levadas por meio da Vo­epass Linhas Aéreas. Agora, no decorrer da semana, após finali­zação da separação dos últimos itens, estima-se que outras 25 toneladas sejam encaminhadas, com o apoio da Rodonaves.

“Não temos nem como agradecer. Como sempre, a população abraçou nossa cau­sa e batemos um recorde que nem imaginávamos. Nosso pla­nejamento era de enviar um caminhão baú lotado de doa­ções, mas com a solidariedade de todos os que participaram foi preciso reunir mais parcei­ros para enviar não apenas um, mas dois caminhões lotados de doações”, destaca Marta Meire, gestora da ONG.

“Já foram na semana passada e nesta semana mais dois saem de Ribeirão Preto com destino ao Sul da Bahia com o restante das doações. Além disso, outra parte foi levada de avião, juntamente com uma equipe de voluntários que estão atuando no local”, diz a gestora. Quem explica a respeito desse convite que o Voluntários do Sertão recebeu para ajudar na distribuição das doações é o presidente da organização, Do­reedson Pereira, mais conhecido como “Dorinho”.

“Nosso mutirão de solida­riedade tem mais de 20 anos de história e nesse tempo todo já realizamos várias edições no Estado da Bahia, as pessoas conhecem e confiam no nos­so trabalho, por isso, quando aconteceu essa tragédia, nos unimos para ajudar motivan­do doações, mas confesso que fiquei muito honrado ao rece­ber o convite de reunir alguns voluntários estratégicos para compartilhar no local nossos conhecimentos de logística e organização e assim apoiar na estrutura de distribuição de tudo o que a região tem recebi­do de doações”, explica.

Postagens relacionadas

Decretada falência da Itapemirim aérea

William Teodoro

‘Amália’ só volta para RP em 2022

Redação 1

Globo e duas empresas pagaram propina de R$ 49 milhões por Copas, diz Burzaco

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com