Em 2020, o mutirão de saúde e social Voluntários do Sertão baterá a marca histórica de 20 anos de apoio às regiões carentes do sertão brasileiro. Foram mais de 1.500 inscrições de profissionais candidatos a voluntários. Anualmente, são selecionadas cerca de 350 pessoas. A montagem das equipes, em quantidade de profissionais de cada área, são estipuladas de acordo com as necessidades da região atendida. A maior parte é formada por médicos, enfermeiros, dentistas e demais profissionais da saúde, mas também há algumas vagas para técnicos, fotógrafos, entre outros.
“É importante destacar que todos os anos mesclados os voluntários selecionados entre novos nomes e outros que já foram em edições anteriores do Voluntários do Sertão. Esta estratégia é importante para sempre convidarmos novos profissionais para atuarem conosco, mas também contando com outros voluntários já com experiência na logística de organização deste mutirão do bem. Pois, organizar esta grande estrutura para oferecer o melhor de cada um de nós durante uma semana de atendimentos, em que realizamos em torno de 40 mil procedimentos, não é nada fácil, mas tem sido possível nesses 20 anos de história”, explica Marta Meire Pereira, gestora da Organização Voluntários do Sertão.
A edição de 2019 aconteceu no município de Poções (BA), de 27 de abril a 5 de maio, e contou com mais de 350 voluntários, que realizaram mais de 48 mil atendimentos, exames e procedimentos. Este número, somado às edições anteriores, registra a importante marca de mais de 400 mil atendimentos já realizados. Ao todo, mais de 3,5 mil profissionais voluntários já participaram como Voluntários do Sertão.
A ação deste ano acontecerá de 18 a 26 de abril, este período é referente a toda a organização de logística e instalação dos voluntários e montagem dos pontos de atendimentos (que conta com a participação dos voluntários para a organização dos consultórios improvisados). Para a cobertura da imprensa destacamos que os atendimentos acontecerão de segunda a sexta (de 20 a 25 de abril). A cidade que sediará está edição especial ainda não foi selecionada. Os municípios candidatos a receberem o projeto passam por uma criteriosa avaliação. O anúncio da cidade escolhida acontecerá entre fevereiro e março.