A trajetória do São Francisco Saúde/Vôlei Ribeirão em busca do acesso à Superliga A terá início no dia 20 de janeiro, sábado, dia de outro santo, São Sebastião, padroeiro de Ribeirão Preto. A tabela completa da Superliga B 2018 foi definida e divulgada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). A primeira missão do time ribeirão-pretano, presidido pelo campeão olímpico Lipe Fonteles, será diante do Upis/ Brasília no ginásio da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), fora de casa, às 17 horas.
No mesmo dia serão disputados outros três jogos da primeira rodada. A abertura oficial será justamente no jogo do Vôlei Ribeirão, atual campeão da Taça Prata. Nesta primeira fase, oito times jogarão entre si em turno único para a definição da colocação. Os oito clubes farão as quartas de final em cruzamento olímpico (1º versus 8º, 2ºx7º, 3ºx6º e 4ºx5º) a partir de 17 de março. Quartas e semifinais serão disputadas em melhor de três jogos. A grande decisão, em jogo único, está prevista para 14 de abril, com campeão e vice subindo para a elite do vôlei brasileiro.
Na primeira fase, o Vôlei Ribeirão fará três jogos no Ginásio Gavino Virdes, na Cava do Bosque, e quatro como visitante. Em Ribeirão Preto, a equipe treinada por Marcos Pacheco receberá Montecristo-GO, Blumenau-SC e Vôlei Itapetininga, este na última rodada. A partida contra o Botafogo-RJ será no Rio de Janeiro.
Além do Vôlei Ribeirão, estão na Superliga B Botafogo-RJ (3° colocado da Superliga B 2017), Apan/Esferatur/Blumenau-SC (4° colocado da Superliga B 2017), Upis/Brasília-DF (6° colocado da Superliga B 2017), Montecristo/ Artesanal-GO (7° colocado da Superliga B 2017), Uberlândia/ Gabarito/Start Química-MG (8° colocado da Superliga B 2017), Vôlei Um Itapetininga-SP (vice-campeão da Taça Prata 2017) e Super Vôlei Santo André-SP (3° colocado da Taça Prata 2017).
O Vôlei Ribeirão conta com patrocínios da São Francisco Saúde, Sicoob e Raízen, e apoio da Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Fórmula Academia, Clínica Collucci, Salute Restaurante e Muraca Sports. Além do lado esportivo, a equipe tem caráter social. Os ingressos dos jogos em casa são trocados por alimentos ou produtos que são destinados ao Fundo Social de Solidariedade. O projeto consiste ainda em inclusão social por meio do esporte.