Com as reformas na pista principal do Aeroporto de Congonhas – que devem começar em 5 de agosto e seguir até 5 de setembro –, a Voepass Linhas Aéreas vai operar trechos a partir da pista auxiliar ligando São Paulo ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e também ao Aeroporto Estadual Doutor Leite Lopes, em Ribeirão Preto.
Uma análise técnica foi realizada pela companhia e aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para adequar as operações na pista auxiliar de Congonhas, tornando-a compatível aos modelos de aeronave ATR 72 que serão utilizados pela companhia durante o período das obras.
As frequências serão diárias, saindo de São Paulo em dois horários: às 08h50 e às 16 horas, com chegada ao Rio de Janeiro às 10h20 e às 17h30. Na rota contrária, as decolagens acontecem às 10h50 e às 18 horas do Santos Dumont com chegada à capital paulista às 12h20 e às 19h30. Já para Ribeirão Preto, os voos de ida para Congonhas acontecem diariamente às sete horas, com retorno às 20h10.
A companhia retomou as operações no início do mês de julho após período de suspensão das rotas por conta da pandemia. “A volta da operação em Congonhas neste período de obras é mais um passo em nossa retomada. Desde julho, voltamos com 47% de nossos destinos antes operados e a meta é agregarmos cada vez mais”, comenta José Luiz Felício Filho, presidente da Voepass.
Com os novos voos, Ribeirão Preto passa a ter operações diárias de domingo a sexta-feira para o Rio de Janeiro (Aeroporto Santos Dumont), com uma escala em São Paulo (Congonhas). As passagens podem ser adquiridas em todos os canais de venda da Voepass (www.voepass.com. br) e agências de viagem.
Protocolos especiais
Atendendo às recomendações da Anac, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e das autoridades mundiais de saúde, as operações da Voepass cumprirão medidas especiais de limpeza e sanitização das aeronaves, incluindo desinfecção com álcool em gel e desinfetantes de padrão hospitalar para as ações.
O tempo de solo das aeronaves foi estendido para a execução destes procedimentos e o sistema de renovação de ar das aeronaves, com troca de 100% de todo o volume e manutenções com procedimentos de limpeza profunda, serão feitos durante pernoite.
A tripulação e todos os colaboradores envolvidos usarão equipamentos de proteção individual e o uso de máscaras de proteção será obrigatório aos passageiros desde a chegada ao aeroporto até durante os voos. Álcool em gel será disponibilizado no balcão de check-in, salas de embarque e dentro das aeronaves.
Já o desembarque seguirá um plano de organização de setores e de assentos para evitar aglomeração no corredor e sempre que possível, a marcação dos lugares será feita respeitando a distância segura entre os assentos utilizados por cada passageiro.
A companhia também lançou um aplicativo gratuito que possibilita fazer o check-in e utilizar bilhete de embarque eletrônico, assim o passageiro não precisa tocar em nada além do próprio celular. O aplicativo está disponível para download nas plataformas IOS e Android. Mais informações pelo site: http://www.voepass.com.br.