Um Centro Cultural vive da presença de seu público, por isso o setor foi um dos mais prejudicados pela pandemia de covid-19. Apesar disso, a Vivacidade, gestora da Cerâmica São Luiz, aproveitou o tempo de isolamento para revitalizar um dos principais patrimônios culturais da era industrial de Ribeirão Preto.
Em parceria com o programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultural e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a instituição realizou adaptações físicas no espaço para atender o público com deficiências.
A Cerâmica São Luiz fica na rua Municipal nº 2-30, ao lado do Carrefour, na Vila Tibério, Zona Oeste de Ribeirão Preto. O projeto Roteiros Culturais 2020 também previa a realização de uma programação que teve de ser adaptada para o meio digital devido a pandemia.
O projeto Roteiros Culturais e a programação completa podem ser acessados em http://vivacidaderp.com. br. A primeira etapa era a revitalização e adaptação do Centro Cultural Cerâmica São Luiz para o atendimento pleno de pessoas com deficiência.
Com projeto estético da arquiteta Jordana Diez e aprovação do Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural do Município de Ribeirão Preto (Conpacc), órgão municipal responsável pela fiscalização de prédios históricos tombados, a Vivacidade instalou rampas, piso tátil, corrimãos e outros itens necessários para o atendimento pleno do público com necessidades motoras, visuais e auditivas.
“Quando tudo isso passar, estamos prontos para atender crianças, jovens, adultos e idosos da melhor forma possível. Além disso, agora o espaço está muito mais bonito, receptivo e funcional”, afirma o presidente da Vivacidade, Renato Vital.
A etapa final do projeto seria a realização de três roteiros onde o público seria convidado a participar de uma visita guiada por importantes patrimônios históricos de Ribeirão Preto. Ônibus sairiam da Cerâmica São Luiz para cumprir três rotas diferentes.
São eles a Era do Café (Múseus Histórico e do Café e Quarteirão Paulista); Era da Industria (Estação Barracão, Memorial da Classe Operária e Cerâmica São Luiz); e Ribeirão Cidade das Artes (Morro do São Bento). Ao final das visitas o público desembarcaria novamente no Centro Cultural Cerâmica São Luiz onde encontraria uma rica programação artística. Devido aos riscos da Pandemia de covid-19 toda essa programação foi adaptada para o ambiente virtual.
Na programação o público encontrará peças teatrais com os grupos Ditirambo, Cia. de Artes Baobá, Quadro Negro, Teatro de Riscos, Boccaccione e Coletivo Teatro de Caixeiros. Encontrará música com os grupos Samba da Opinião, Batmacumba Samba Reggae e Muda.
Também poderá aprender mais sobre Gastronomia com Litá e Orúnmilà, e Cultura Afro com os grupos Baque Mulher e Afoxé Orùnmilá. “Todo este conteúdo será disponibilizado para professores da rede pública, que também precisaram se adaptar ao isolamento social. Esperamos que o material possa contribuir nesse momento tão delicado de ensino à distância”, conta Vital.