De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária, para essa retomada, algumas regras serão seguidas
As visitas aos presídios serão retomadas a partir dos dias 10 e 11 de julho, de acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), que administra 178 unidades prisionais em todo o Estado de São Paulo.
Para essa retomada, deverão ser seguidas algumas regras. Entre elas está a visitação restrita a apenas uma pessoa por reeducando, assim como a visitação limitada a maiores de 18 anos, sendo que pessoas com 60 ou mais ou integrantes de grupo de risco poderão entrar somente se apresentarem comprovante de esquema vacinal completo para Covid-19, por exemplo.
Os visitantes deverão portar somente a carteirinha de visitante, o documento de identificação com foto e o comprovante de vacinação contra a Covid-19, se for o caso, sendo vedada a entrada de quaisquer outros objetos.
As visitas ocorrerão por um período máximo de duas horas (das 9h às 11h e das 13h às 15h), divididos entre os finais das matrículas dos reeducandos e mediante divisões de pavilhões.
A SAP ressalta ainda que será obrigatório o uso de máscara durante todo o período de permanência na unidade prisional. Não serão permitidos quaisquer contatos físicos entre custodiados e visitantes, sujeitando o descumprimento às medidas de suspensão temporária de visitação do reeducando ou visitante.
A visitação em determinada unidade poderá ser suspensa temporariamente, diante da presença de cenário adverso em relação a novos casos de Covid-19. Para mais informações sobre as visitações, entre no site da Secretaria.