O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta semana a liberação de visitas a cemitérios durante o Dia de Finados, na próxima segunda-feira, 2 de novembro. Ele destacou, contudo, que a decisão final sobre a permissão é das prefeituras. “O nosso Centro de Contingência, com mais de 20 médicos e especialistas, não estabeleceu nenhuma restrição aos cemitérios”, diz o tucano.
“Recomenda expressamente a quem for, que usem máscara, evitem aglomerações e respeitem o distanciamento social”, destaca o governador. Em Ribeirão Preto, o decreto número 270/2020, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de terça-feira, 27 de outubro, impõe algumas regras para visitação.
As medidas valem para o Cemitério da Saudade, o Cemitério Bom Pastor e o Cemitério de Bonfim Paulista, que atenderão das sete às 18 horas, de acordo com a prefeitura de Ribeirão Preto. O decreto é assinado pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB) e pelos secretários Nicanor Lopes, da Casa Civil, e Alberto Macedo, da Secretaria de Governo.
Por causa da pandemia de coronavírus, o uso de máscara e o distanciamento social são obrigatórios. O decreto pede que as visitas sejam mais curtas e recomenda que idosos, crianças e portadores de doenças preexistentes evitem ir aos locais. Nas portarias dos cemitérios será fornecido álcool gel, além de sabonete e insumos nos banheiros para higienização das mãos dos visitantes.
A prefeitura recomenda aos visitantes que usem roupas frescas e sapato fechado, porém confortável. Também orienta que as pessoas se hidratem e retirem as embalagens plásticas dos vasos de flores para evitar o acúmulo de água parada e posterior criadouro do Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya, zika vírus e febre amarela.
As velas deverão ser acesas apenas no local apropriado (veleiro) e os visitantes não devem transitar nas áreas dos cemitérios que se encontram interditadas. Para evitar aglomeração, também não será permitida a realização de missas e demais eventos religiosos e também ações comemorativas ou promocionais, como aferição de pressão arterial e glicemia oferecidas pelas funerárias.
Os três cemitérios de Ribeirão Preto e o de Bonfim Paulista costumam receber entre 125 mil e 150 mil pessoas no feriado do Dia de Finados. No Cemitério da Saudade, na avenida Saudade nº 1.775, nos Campos Elíseos, a média de público é 50 mil visitantes – tem cerca de 7.500 jazigos e mais de 132 mil pessoas sepultadas. No de Bonfim Paulista, na rua Izokiti Menoara s/nº, no Jardim São Leandro I, são 20 mil visitantes – tem cerca de 1.120 túmulos com 9.850 corpos.
Já o Cemitério Bom Pastor, na avenida das Lágrimas nº 600, no Jardim Novo Mundo, costuma receber 55 mil visitantes – tem cerca de 13 mil jazigos e mais de 60 mil pessoas sepultadas. O Memorial Parque dos Girassóis, na avenida Afonço Valera nº 350, no Recreio das Acácias, recepciona cinco mil pessoas no Dia de Finados e atender das sete às 18 horas, geralmente.
Os 4 cemitérios de Ribeirão Preto
Cemitério da Saudade Avenida Saudade nº 1.775, Campos Elíseos Expectativa de visitas: 50 mil
Cemitério Bom Pastor Avenida das Lágrimas nº 600, Jardim Novo Mundo Expectativa de visitas: 55 mil
Bonfim Paulista Rua IzokitiMenoara s/nº, Jardim São Leandro I Expectativa de visitas: 20 mil
Memorial Parque dos Girassóis Avenida Afonço Valera nº 350, Recreio das Acácias Expectativa de visitas: 5 mil