Quem nunca precisou dar aquela mãozinha para um amigo ou parente, mas não podia se descapitalizar de imediato? Ou até mesmo se lembrou de pagar uma conta mas o horário do funcionamento do banco já tinha acabado. Foi pensando nisso e acompanhando uma tendência já vista em mais de 30 países que a Visa e a Cielo trazem ao Brasil o Visa Direct, sistema de transferência imediata. Com isso, será permitindo o envio de valores por uma pessoa ou por uma empresa para a conta de um cartão em tempo real.
A ferramenta foi acoplada a uma plataforma global da Visa que reverte o fluxo de uma transação tradicional de compras e permite que pessoas, empresas e governos depositem fundos em uma conta associada ao número do cartão de uma maneira rápida, prática e segura.
O Visa Direct terá as seguintes modalidades:
– P2P (pessoa física para pessoa física) – permite que uma pessoa faça uma transferência usando credenciais como número de celular, endereço de e-mail ou identidade na mídia social.
– C2B (consumidor para empresa) – as pessoas podem enviar pagamentos às pequenas ou grandes empresas como, por exemplo, para o pagamento de contas.
– B2C (empresa a consumidor) – empresas podem enviar fundos a consumidores usando o Visa Direct. Um exemplo comum em outros países são as seguradoras que usam a solução para indenizar o segurado.
– B2B (empresa a empresa) – da mesma forma que as anteriores, companhias podem enviar fundos à outras empresas usando a solução.
O serviço também pode ser utilizado por usuários que não possuem conta em banco e usam cartões pré-pagos (fisico ou virtual), incluido financeiramente e digitalmente essa parcela da população.
A Cielo afirma, ainda, que novos parceiros devem aderir à plataforma futuramente.
Fonte: Visa, Cielo