Tribuna Ribeirão
Geral

Violência doméstica – Farmácias vão receber denúncias

A campanha Sinal Ver­melho contra a Violência Doméstica, que será lançada nesta quarta-feira, 10 de ju­nho pelo Conselho Nacio­nal de Justiça (CNJ) e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), pretende incentivar as vítimas a de­nunciarem, nas farmácias, as agressões sofridas.

Basta a vítima mostrar um X vermelho na palma da mão para que o atendente ou o far­macêutico entenda tratar-se de uma denúncia e em seguida acione a polícia e encaminhe o acolhimento da vítima. A ação é voltada para as mulheres que têm dificuldade para prestar queixa de abusos, seja por ver­gonha ou por medo.

“A vítima, muitas vezes, não consegue denunciar as agressões porque está sob constante vigilância. Por isso, é preciso agir com urgência”, disse a presidente da AMB, Renata Gil, de acordo com o material da campanha. Cerca de dez mil farmácias de todo o país, filiadas a duas associa­ções do setor, são parceiras na iniciativa.

Segundo o material da campanha, atendentes e far­macêuticos seguirão proto­colos preestabelecidos para lidar com a situação e não necessariamente serão cha­mados a testemunhar nos ca­sos. Entre março e abril deste ano, já em meio à pandemia do novo coronavírus, os ca­sos de feminicídio cresceram 22,2% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com um levantamen­to feito em doze estados.

O estudo foi divulgado na semana passada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Públi­ca (FBSP). O mesmo levanta­mento aponta queda na aber­tura de boletins de ocorrência ligados à violência doméstica. Para a entidade, os dados do levantamento demonstram que, ao mesmo tempo em que estão mais vulneráveis durante a crise sanitária, as mulheres têm tido mais di­ficuldade para formalizar queixa contra os agressores.

Postagens relacionadas

STJ garante a homem visita à cadela que ficou com ex

Redação 1

Nova denúncia contra Temer terá ao menos sete delações

Redação 1

Covid e gripe afetam 10% dos voos da Azul

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com