Na manhã desta sexta-feira, 8 de junho, o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) assinou convênio com o Instituto Crescer Cidadão para implantação do projeto Esporte Olímpico Escolar Nota 10 em 20 escolas da rede municipal de Ribeirão Preto. Serão implantadas cinco modalidades esportivas – vôlei, basquete, judô, jiu-jitsu e kendô. Cerca de três mil estudantes com idades entre sete e 14 anos serão contemplados.
Com duração de 12 meses e 150 alunos por escola participante, os estudantes terão as atividades físicas no contraturno escolar, um dia por semana, além de palestras educativas seguindo três pilares: socioeducativo, iniciação esportiva e alto rendimento. Também participaram da solenidade a secretária de Educação e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Luciana Rodrigues, o secretário de Esportes Ricardo Aguiar, o vereador Ariovaldo de Souza, o “Dadinho” (PTB), representando a Câmara Municipal, Silvio Gonçalves, da presidência do Instituto Crescer Cidadão, além de autoridades locais e atletas da cidade.
O objetivo é desenvolver diversas práticas esportivas buscando ensinar aos alunos as habilidades motoras específicas como meio educacional, como por exemplo antecipação, atenção seletiva, percepção, programação de ação, correção de erro, entre outras que são importantes não só para a performance esportiva, como também para o dia a dia dos alunos.Nogueira ressaltou a importância para uma sociedade em ter a melhor formação possível para suas crianças.
“O projeto já surge grande, atingindo 20 das nossas 33 escolas do ensino fundamental. Quase dois terços da rede terão as oportunidades de despertar o exercício da cidadania, ficar mais tempo na escola e aproveitar melhor os seus dias. Estamos preparando cidadãos cada vez mais cientes da sua importância individual para o bem-estar da nossa sociedade”, disse o prefeito.
“É uma satisfação estar aqui hoje participando de um processo que, para a educação, não tem como mensurar o que esse Projeto irá somar para as escolas da rede municipal, junto dos nossos alunos, vai trazer um futuro diferenciado ao oferecer valores e formação humana para essas crianças”, afirmou Luciana Rodrigues.
O projeto não terá custos para a administração municipal, cabe à prefeitura apenas ceder o espaço físico das escolas para que os alunos possam realizar suas atividades, que serão orientadas por professores bancados pela iniciativa privada. Todo o trabalho terá o apoio do Instituto Crescer Cidadão, que atende crianças e adolescentes moradores dos bairros Jardim Salgado Filho I e II, Quintino Facci I e entorno do Aeroporto Estadual Doutor Leite Lopes, na Zona Norte, que vivem em situação de vulnerabilidade social.
Com o objetivo de oferecer ferramentas para a formação desses jovens como cidadãos de bem, o instituto incentiva o autoconhecimento e o autocuidado para estimular a inclusão social, acreditando que o crescimento individual gera ganho coletivo. Por isso, incentiva a construção de diversos saberes estimulando o desenvolvimento pleno das habilidades e potenciais de cidadania nas pessoas.