Tribuna Ribeirão
Esportes

Vinte escolas terão esportes olímpicos

Na manhã desta sexta-feira, 8 de junho, o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) assinou convênio com o Instituto Cres­cer Cidadão para implantação do projeto Esporte Olímpico Escolar Nota 10 em 20 escolas da rede municipal de Ribeirão Preto. Serão implantadas cinco modalidades esportivas – vôlei, basquete, judô, jiu-jitsu e kendô. Cerca de três mil estudantes com idades entre sete e 14 anos serão contemplados.

Com duração de 12 meses e 150 alunos por escola participan­te, os estudantes terão as ativida­des físicas no contraturno escolar, um dia por semana, além de pa­lestras educativas seguindo três pilares: socioeducativo, iniciação esportiva e alto rendimento. Tam­bém participaram da solenidade a secretária de Educação e pre­sidente do Fundo Social de So­lidariedade, Luciana Rodrigues, o secretário de Esportes Ricardo Aguiar, o vereador Ariovaldo de Souza, o “Dadinho” (PTB), repre­sentando a Câmara Municipal, Silvio Gonçalves, da presidência do Instituto Crescer Cidadão, além de autoridades locais e atle­tas da cidade.

O objetivo é desenvolver diversas práticas esportivas buscando ensinar aos alunos as habilidades motoras específicas como meio educacional, como por exemplo antecipação, aten­ção seletiva, percepção, pro­gramação de ação, correção de erro, entre outras que são importantes não só para a per­formance esportiva, como tam­bém para o dia a dia dos alunos.Nogueira ressaltou a importân­cia para uma sociedade em ter a melhor formação possível para suas crianças.

“O projeto já surge grande, atingindo 20 das nossas 33 es­colas do ensino fundamental. Quase dois terços da rede terão as oportunidades de despertar o exercício da cidadania, ficar mais tempo na escola e aproveitar me­lhor os seus dias. Estamos pre­parando cidadãos cada vez mais cientes da sua importância indi­vidual para o bem-estar da nossa sociedade”, disse o prefeito.

“É uma satisfação estar aqui hoje participando de um proces­so que, para a educação, não tem como mensurar o que esse Pro­jeto irá somar para as escolas da rede municipal, junto dos nossos alunos, vai trazer um futuro dife­renciado ao oferecer valores e for­mação humana para essas crian­ças”, afirmou Luciana Rodrigues.

O projeto não terá custos para a administração municipal, cabe à prefeitura apenas ceder o espaço físico das escolas para que os alunos possam realizar suas atividades, que serão orien­tadas por professores bancados pela iniciativa privada. Todo o trabalho terá o apoio do Institu­to Crescer Cidadão, que atende crianças e adolescentes morado­res dos bairros Jardim Salgado Filho I e II, Quintino Facci I e entorno do Aeroporto Estadu­al Doutor Leite Lopes, na Zona Norte, que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Com o objetivo de oferecer ferramentas para a formação desses jovens como cidadãos de bem, o instituto incentiva o autoconhecimento e o autocui­dado para estimular a inclusão social, acreditando que o cres­cimento individual gera ganho coletivo. Por isso, incentiva a construção de diversos saberes estimulando o desenvolvimento pleno das habilidades e poten­ciais de cidadania nas pessoas.

Postagens relacionadas

Pinho vai para Itapira em busca da vitória

Redação 1

Guilherme Arana pode ser o reforço ‘inesperado’ do Corinthians no clássico

Redação 1

Conmebol confirma 2º jogo da Recopa Sul-Americana no Mané Garrincha, em Brasília

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com