Neste sábado (15.02), a Vinícola Biagi, localizado na Fazenda Cravinhos (a 20 km de Ribeirão Preto – SP), reabre sua osteria, que a partir de agora passa a se chamar Elisabetta. O nome é uma homenagem à bisavó de Luiz Biagi, proprietário e idealizador do empreendimento, cuja família imigrou da região de Veneto, na Itália, para o Brasil no final do século XIX.
A osteria, que fica situada em meio aos vinhedos, com vista para lagos, jardins e colinas, é totalmente climatizada, recebeu novo projeto arquitetônico e traz referências italianas em cada detalhe da sua ambientação e cardápio. “A proposta da osteria é um convite para que os clientes possam experimentar os sabores da Itália enquanto celebram a jornada da família Biagi ao Brasil. Honramos nossa herança em cada prato. Todos são elaborados a partir de ingredientes locais e frescos, inspirados por receitas tradicionais passadas através das gerações. Assim, o espaço proporciona uma experiência gastronômica tão rica em história quanto em sabor”, explica Luiz Biagi.
![](https://www.tribunaribeirao.com.br/wp-content/uploads/2025/02/fotos-elisabetta-9-200x300.jpg)
O cardápio é elaborado conforme a estação e a disponibilidade de produtos sazonais da fazenda e de produtores regionais de qualidade, oferecendo opções de antepastos, massas, carnes, risotos, sobremesas e ainda duas opções de menus harmonizados. Também está disponível o menu wine bar, que é mais enxuto, porém com muitas variedades de entradas como embutidos, conservas, bruschettas, saladas, frutos do mar e uma diversidade de queijos exclusivos e premiados da marca Biagi, produzidos artesanalmente com leite de vacas holandesas próprias, afinados e maturados na leiteria da fazenda.
A carta de vinho inclui rótulos de vinícolas brasileiras premiadas que fazem parte do grupo Wines of São Paulo, além de rótulos importados de vinícolas consagradas, dando destaque aos vinhos da Biagi. Atualmente, a vinícola produz três rótulos que fazem homenagem a familiares de Luiz: o tinto seco a base de sangiovese, o Pietro (homenagem ao avô); o branco de Moscato Giallo, Eugênia (homenagem à avó); e o Rosé, a base de sangiovese, Carla (homenagem à irmã). Em breve, dois novos rótulos serão lançados, o Pietro Gran Reserva – envelhecido por 14 meses em barricas de carvalho francês e o branco Carina, feita de Moscato Giallo (homenagem à esposa). “É possível visitar a vinícola e a Osteria apenas para tomar uma taça de vinho e um aperitivo vendo o pôr do sol ou contemplando a natureza. Um lugar perfeito para fugir da correria da cidade”, indica Luiz.
![](https://www.tribunaribeirao.com.br/wp-content/uploads/2025/02/fotos-elisabetta-7-200x300.jpg)
O local ainda conta com um empório onde é possível adquirir vinhos e diversos produtos da marca Biagi como seus queijos premiados, o Café Bourbon torrado e moído na própria fazenda, geleias, além de vários acessórios. No salão principal, a decoração conta com obras de arte, mobiliário e peças antigas e originais que formam um ambiente que conta não só a história da família, mas também de tantos italianos que ganharam o mundo. No entorno, um novo projeto paisagístico proporciona opções de experiências ao ar livre em lounges, jardins e parques com vegetação típica de regiões da Toscana.
A osteria também está aberta para celebrações sociais, como casamentos, aniversários e confraternizações, ou para encontros corporativos e reuniões de negócios. Oferece espaços versáteis, cardápios customizados e todo o suporte para tornar esses momentos inesquecíveis.
Enoturismo
Não é preciso fazer qualquer visita ou tour guiado para almoçar ou jantar na Osteria, mas quem quiser vivenciar uma experiência ainda mais completa, a Vinícola oferece programa de enoturismo que possibilita conhecer a tradicional trajetória da família, da propriedade histórica e do processo agrícola e de produção de seus vinhos. São diversas opções de passeios e visitas, que podem ou não incluir harmonização entre vinhos e gastronomia. “Há uma experiência para cada perfil daqueles que amam a terra, a história, e degustar bons vinhos e uma boa cozinha: Tour junto ao Almoço, Jantar com degustação, entre outros. Também há a possibilidade de passeios customizados para grupos”, explica Biagi.
![](https://www.tribunaribeirao.com.br/wp-content/uploads/2025/02/VISTA-VINHEDO-E-COLINAS-PROFISSIONAL-300x200.jpg)
Os passeios incluem uma breve introdução histórica da Fazenda Cravinhos, da Família Biagi e da Vinícola, com tour pelos vinhedos, explicação da inovação tecnológica (método dupla poda/colheita de inverno) e qualidade das uvas produzidas. Também são mostrados os manejos sustentáveis empregados no cultivo. Já a degustação harmonizada é conduzida pela enóloga com os três tipos de vinhos próprios, queijos artesanais premiados da Fazenda e charcutaria de produtores selecionados da região.
Sobre a Vinícola Biagi – Localizada em uma propriedade formada em 1820, a Vinícola Biagi foi desenvolvida na histórica Fazenda Cravinhos, que possui altitude acima de 800 metros e grande amplitude térmica, chegando a 20 graus. Em suas terras, foram introduzidas pela primeira vez o café bourbon no Brasil, e hoje formam o terroir perfeito para produção de vinhos de qualidade. O projeto se iniciou em 2019 e hoje são 12 hectares produzindo as uvas italianas Moscato Giallo, Nebbiolo e Sangiovese, cuja primeira safra foi em 2022. O projeto já está em expansão e chegará em 20 hectares. Os rótulos foram desenvolvidos sob o comando da premiada enóloga Isabela Peregrino e atualmente sua produção é terceirizada para a Vitacea, localizada em Caldas (MG), até que a fábrica da Vinícola Biagi, que está em final de construção, seja concluída. A enóloga Lara Simioni, mora na fazenda e acompanha o desenvolvimento dos vinhedos e as colheitas, bem como dá consultoria na harmonização dos vinhos aos visitantes.
Serviço:
Localização: Fazenda Cravinhos, na Rod. Angelo Cavalheiro, km 1,3 – saída de Cravinhos para Serrana. Ao chegar na entrada da fazenda, seguir as placas sentido OSTERIA.
Horário de funcionamento: Quintas e sextas, das 18h às 23h (somente cardápio Wine Bar). Sábados, das 18h às 23h (cardápio completo ou wine bar). Domingos, almoço, das 12h às 16h.
Agendamento de visitas e reservas na osteria: (16) 99389-2802 (whatsapp) ou [email protected] (e-mail)
Outras informações:
Site: www.vinicolabiagi.com.br
Instagram: @vinicolabiagi @osteriaelisabetta