Um dos bairros mais populosos de Ribeirão Preto, a Vila Virgínia agora conta com os serviços da Unidade Básica de Saúde (UBS) Professor Doutor José Paulo Marcondes de Souza. Com mais de 500 metros quadrados de área construída, o posto tem como objetivo atender as necessidades da região e imediações, proporcionando saúde e bem-estar à comunidade.
A inauguração do equipamento aconteceu na manhã desta terça-feira, 29 de agosto, com a presença de vereadores, secretários, médicos, enfermeiros, servidores públicos, entre outros. O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) lembrou a trajetória do médico José Paulo Marcondes de Souza, que empresta o nome à unidade, sua história e contribuição na saúde.
“A saúde pública no país inteiro é a que mais imprime desafios para todos nós. E aqui a população terá atendimento de qualidade, com equipe especializada, descentralizando os atendimentos da atenção básica com mais qualidade que estavam no centro da cidade”, parabenizou o prefeito.
“Agradeço muito ao prefeito Duarte Nogueira por enaltecer e reconhecer o trabalho que meu pai iniciou aqui no ano de 1958, quando saiu de São Paulo, com um grupo de professores idealistas de todas as partes do mundo que participaram dessa construção que mudou a cidade”, disse o filho do homenageado, Ricardo Ferraz Marcondes de Souza.
A secretária da Saúde Jane Aparecida Cristina agradeceu o empenho de todos os envolvidos na construção da unidade de saúde. “É muito gratificante e são essas conquistas que dão força para continuarmos na gestão de saúde, estabelecendo para toda a população essa devolução em saúde”, declarou a titular da pasta.
Estrutura
Com a transformação da Unidade Básica Distrital de Saúde (UBDS) Marco Antônio Sahão, na Vila Virgínia em Unidade de Pronto Atendimento (UPA), temporariamente, os atendimentos em atenção básica foram transferidos para a UBDS Doutor João Baptista Quartin, a UBDS Central, e agora, com a construção da nova UBS, retornam ao bairro.
Instalada em parte do imóvel do Centro Social Urbano, a UBS Vila Virgínia ocupa área de 517 metros quadrados e conta com sala de vacina, farmácia, curativo, medicação, coleta, primeiros atendimentos, oito consultórios, sendo dois com sanitários e três salas de pré e pós consulta, além de duas salas de ginecologia e obstetrícia, farmácia, vacinação, odontologia, pediatria e clínica geral.
Além dos ambientes de atendimento, a unidade tem todos os ambientes administrativos e de apoio necessários: recepção e arquivo, administração, sala de reuniões, copa, almoxarifado, vestiários, depósito de material de limpeza e sala de utilidades.
Tem capacidade para realizar 500 atendimentos por dia, em média. São 60 atendimentos na área de clínica-geral, 36 de pediatria, 24 de ginecologia, seis de odontologia e doze de enfermagem, além de 300 aplicações de vacinas.
Homenageado
O professor doutor José Paulo Marcondes de Souza ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) em 1936 e formou-se em 1941. Ainda como estudante, ganhou o Prêmio Emílio Ribas, concedido pela cadeira de Higiene. Tornou-se assistente do curso de Ortopedia da Escola Paulista de Medicina em 1942.
Em 1957, conquistou a livre docência em Clínica Ortopédica pela Escola Paulista de Medicina. Foi admitido como professor catedrático na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP em 1958, tendo sido o fundador do departamento de Ortopedia e Traumatologia.
O professor Marcondes, como era conhecido, tinha a qualidade marcante de tratar pessoas de diferentes classes sociais com absoluta igualdade e todo doente, até o mais humilde indigente, com dignidade e respeito. Estava sempre disponível para alunos e colegas. Exerceu o ensino de medicina com idealismo e dedicação inabaláveis.