Um dos bairros mais tradicionais de Ribeirão Preto, a Vila Tibério nasceu a partir do momento em que Tibério Augusto resolveu lotear e vender suas terras. Documentos localizados recentemente apontam que o primeiro lote teria sido vendido no dia 10 de junho de 1893. Inicialmente o bairro recebeu funcionários da Ferrovia Mogiana, depois os trabalhadores das companhias de bebidas Antártica e Paulista. As características geográficas e a proximidade com o centro foram outros atrativos para seu rápido crescimento e importância.
Berço de grandes lideranças políticas, acadêmicas, econômicas, esportivas e culturais, uma das marcas da Vila Tibério é a busca pela preservação de sua história, com destaque ao Jornal da Vila que desde 08 de outubro de 2005, circula mensalmente, e com seus mais de 10 mil exemplares, registra fatos do cotidiano, mas dedica grande espaço para destacaras pessoas, famílias, fatos e locais que marcaram a região.
A mobilização da Associação de Moradores da Vila Tibério e Adjacências – AMOVITA e das lideranças da Vila, proporcionou a colocação um busto na Praça Sagrado Coração de Maria, em homenagem ao fundador do bairro e um monumento aos trabalhadores da cafeicultura no início da Avenida do Café. Até bloco carnavalesco conseguiram criar e desde 2010 está incluído no Calendário Oficial de Eventos do Município o evento denominado “RELEMBRANDO A MEMÓRIA DE VILA TIBÉRIO” que presta homenagens a personalidades do bairro ou pessoas que colaboraram para o crescimento do mesmo.
A Vila Tibério recebeu diversas homenagens através de músicas, poesias, livros e documentários e recentemente, alunos do 5º ano das redes pública e particular foram desafiados a escrever redações com o tema “Como eu vejo a minha Vila”. Curiosamente em seus textos, os adolescentes destacaram a história, a tradição, a união das famílias, o comércio, as igrejas, escolas e tudo que forma sua grandeza. Mesmo sem ter vivenciado, citaram a estação ferroviária, os cinemas e o antigo estádio do Botafogo. Mas os olhares atentos também registraram críticas ao abandono de prédios como o Lar Santana, praças, buracos nas vias e falta de zeladoria em geral.
Assim, convivendo com a tradição e as mudanças da modernidade a grande Vila segue encantando. Este ano contando com a parceria da Prefeitura Municipal, através das secretarias de Cultura e Turismo e de Infraestrutura dois grandes eventos nas praças Coração de Maria e José Mortari serão realizados nos dias 10 e 11 de junho para comemoração de seus 130 anos.
Formado por várias vilas, em 2016, através da Lei Complementar 2780, o bairro Vila Tibério ficou delimitado pelo seguinte perímetro: inicia na confluência das Avenidas Jerônimo Gonçalves e Dr. Fábio Barreto e encontro das águas do Ribeirão Preto com o Córrego Retiro Saudoso; deste ponto segue acompanhando o Ribeirão Preto, à jusante, até encontrar o Córrego Antártica; deste ponto deflete à esquerda e segue pelo Córrego Antártica, à montante, até a confluência da Rua Antônio Soares Castilho com a Rua Roque Nacarato; deste ponto segue pelo eixo da Rua Roque Nacarato até encontrar o eixo da Avenida do Café; deste ponto deflete à esquerda e segue pelo citado eixo até encontrar o eixo da Rua dos Migrantes; deste ponto deflete à direita e segue pelo referido eixo até o Córrego Laureano; deste ponto reflete à esquerda e segue acompanhando o Córrego Laureano, à jusante até encontrar o Ribeirão Preto onde deflete à esquerda e segue acompanhando o Ribeirão Preto, à jusante, até alcançar o ponto de início desta descrição.
Além da regulamentação dessa lei, a população local espera que a gloriosa Vila Tibério seja valorizada recebendo todos os investimentos públicos necessários para preservar sua história e garantir a qualidade de vida de seus moradores que orgulhosamente repetem a frase: “Eu sou da Vila”.