Por: Adalberto Luque
Auditores da Receita Federal realizaram, na manhã desta sexta-feira (28), uma operação de combate ao descaminho e contrabando na cidade de Batatais. A ação teve apoio do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) e foi realizada em uma loja de celulares e acessórios daquela cidade.
A Receita Federal cumpriu mandado de busca e apreensão emitido contra a loja de celulares e apreendeu 50 aparelhos, mercadoria avaliada em aproximadamente R$ 400 mil. Os equipamentos foram apreendidos após suspeita de haver aparelhos que não tinham comprovação de importação regular.
O proprietário da loja não apresentou a comprovação aos auditores, por esta razão os aparelhos foram encaminhados para o Depósito de Mercadorias Apreendidas da Receita Federal, na cidade de Araraquara.
O dono da loja foi notificado e terá um prazo legal para comprovar a documentação de importação regular dos celulares. Caso isso não ocorra, os aparelhos vão passar por processo legal para sua destinação, caso não se comprove a importação regular.
A Receita Federal lembra que a comercialização irregular de mercadorias estrangeiras, além de poder configurar o crime de contrabando ou descaminho, prejudica a sociedade através da sonegação de impostos e os empresários que importam e comercializam regularmente estes produtos.