Por: Adalberto Luque
Um adolescente foi apreendido, na manhã desta terça-feira (06) pela Polícia Civil, durante a Operação Bonde do Arrastão. A operação teve por objetivo cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão contra um grupo de adolescentes integrantes de uma quadrilha que vem cometendo assaltos em diferentes bairros da cidade desde o mês de março.
O grupo chega sempre em um HB20 preto. O motorista para o carro e os outros descem armados, surpreendendo as vítimas. O veículo teria sido roubado ainda em março e a quadrilha usava uma placa clonada e utilizava o carro nos assaltos.
Geralmente eles aproveitavam oportunidades, com momentos de distração das vítimas. Como no caso de um homem que é rendido no Jardim Ana Maria, zona Sul de Ribeirão Preto, enquanto varria sua calçada. Em outra ação do bando, um cachorro impediu que o assalto tivesse sucesso, no Residencial Flórida, zona Sul da cidade.
Os ladrões teriam rendido o dono da casa enquanto lavava sua caminhonete, com as portas abertas no meio da rua. Eles pararam, renderam a vítima e a fizeram entrar na casa, mas, segundos depois, saem correndo, fugindo um cachorro que corre atrás deles. Eles entram no carro e desistem do assalto.
Durante a operação, um jovem de 19 anos, apontado como líder do bando, não foi encontrado. Ele segue sendo procurado. Um adolescente de 17 anos acabou apreendido. Outros dois já tinham sido apreendidos e estão recolhidos na Fundação Casa, para onde também deve seguir o jovem detido na operação.
A Polícia Civil cumpriu ainda outros sete mandados de busca e apreensão. As investigações prosseguem. Eles teriam cometido pelo menos seis assaltos, mas número pode subir.