Por: Adalberto Luque
A Polícia civil fechou uma fábrica de falsificação de cerveja, na manhã desta segunda-feira (16), em um galpão localizado na Rua Caconde, no bairro Jardim Saldado Filho, zona Norte de Ribeirão Preto. O armazém fica próximo ao Aeroporto Leite Lopes.
A ação foi coordenada pela equipe da Central de Polícia Judiciária (CPJ) Integrada, localizada na Avenida Independência, zona Sul da cidade. Segundo o delegado Ricardo Turra, o local vinha sendo investigado há algum tempo.
Durante a ação, havia 12 pessoas trabalhando na falsificação de quatro rótulos. O grupo adquiria cervejas de qualidade inferior a preços bem mais em conta. Eles deixavam as garrafas em uma tina com água até o rótulo soltar. Em seguida, aplicavam o rótulo de uma cerveja mais cara.
Depois tiravam a tampa original do produto e colocavam a tampa da mesma marca que o rótulo que eles haviam aplicado na garrafa. Em seguida, revendiam no mercado de Ribeirão Preto e região. Havia cerca de 600 caixas no local, com rótulos de Skol, Brahma, Original e Antárctica.
De acordo com a Polícia Civil, 10 dos 12 presos na operação são do estado do Tocantins e alguns já tinham passagem pelo crime de falsificação. As investigações prosseguem para descobrir se quem comprava os produtos sabia da falsificação, se a negociação era feita com nota fiscal e há quanto tempo as cervejas eram falsificadas naquele local.
Os 12 presos foram levados para a CPJ Integrada. O grupo foi autuado em flagrante e encaminhado a uma unidade prisional, permanecendo à disposição da Justiça.