Por: Adalberto Luque
Um vídeo feito por um morador do bairro Antônio Romagnolli, em Batatais, circulou pelas redes sociais mostrando o momento em que um policial civil dá uma cabeçada em um advogado que tentava impedir a entrada dos agentes na casa de seu cliente sem mandado de busca e apreensão.
O caso ocorreu na tarde de quarta-feira (05). Os policiais civis haviam acabado de prender um suspeito de furto. O advogado de defesa teria ido até a delegacia, mas encontrou seu cliente na viatura. Ao questionar, foi informado que iriam com ele à sua residência pois havia a informação de que ele armazenava produtos furtados naquele local.
O advogado questionou a ação, argumentando que não havia mandado de busca e apreensão deferido pela Justiça. Os policiais teriam ido até a casa, ainda assim. Havia a informação de que o pai do homem preso teria concordado com a busca.
Na frente da casa, o advogado voltou a questionar a ação. Houve uma discussão e um policial civil deu uma cabeçada no nariz do advogado, que caiu e recebeu mais alguns socos.
O caso foi registrado na delegacia da cidade como lesão corporal e abuso de autoridade e será investigado pela Corregedoria da Polícia Civil. De acordo com o Portal Migalhas, a Ordem dos Advogados do Brasil deve acompanhar a apuração dos fatos. A presidente a OAB/SP, Patrícia Vanzolini, considerou a violência sofrida pelo advogado como inominável não só a ele, mas a toda a advocacia.