Por: Adalberto Luque
Uma luz brilhante que cortou o céu, no início da noite desta segunda-feira (19), chamou a atenção de muita gente e movimentou as redes sociais. A luz foi vista em Ribeirão Preto e diversas cidades da região, como Araraquara, São Carlos, Franca, São Simão, Cravinhos, Bebedouro e também em cidades de Minas Gerais.
Várias imagens foram gravadas e, de imediato, muitos acharam que se tratava de um meteoro, que teria entrado na atmosfera da terra e se desintegrado. Houve quem chegou a aventar que seriam discos voadores.
A hipótese mais provável é mesmo se tratar de um meteoro. Mas também há especialistas no assunto que considerem ter sido lixo espacial, que teria entrado na órbita terrestre.
A trajetória mostra o objeto deslizando rapidamente no céu, com clarões que podem ter sido explosões. Se for resto de algum foguete ou satélite, o metal acaba entrando em combustão e, caso consiga resistir à reentrada na órbita terrestre e cair na superfície, dificilmente terá um grande tamanho e, se for encontrado, estará retorcido.
De acordo com o Espaço do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais, a maioria dos meteoros é pequena e se desintegra ao entrar em contato com a atmosfera. Alguns, no entanto, sobrevivem ao impacto e caem em algum lugar do planeta. Essas pedras ganham o nome de meteoritos, que ajudam os pesquisadores a entender mais sobre o Sistema Solar.
Cientistas estão examinando o fenômeno. Ainda não foi informado o que realmente ocorreu e se algo chegou a atingir a superfície terrestre.