Tribuna Ribeirão
DestaqueEsportes

Victor Souza defende pênalti no final e Botafogo vence Amazonas

No sufoco, Pantera conquista vitória importante e sai da zona de rebaixamento

Foto: Laiz Balieiro/Agência Botafogo/Divulgação

Por Hugo Luque

O Botafogo conquistou uma enorme vitória na luta contra o rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro. Pela 34ª rodada, nesta terça-feira, a equipe derrotou o Amazonas por 1 a 0, na Arena da Amazônia, com sufoco e pênalti defendido por Victor Souza no final.

O resultado tirou o Pantera mais uma vez da zona de rebaixamento. O gol da vitória foi marcado por Douglas Baggio, no segundo tempo.

Foi a primeira vitória do Botafogo fora de casa desde o triunfo por 2 a 1 sobre o Mirassol, em 21 de agosto. Essa foi, ainda, a primeira derrota do Aurinegro Amazonense em seus domínios desde 8 de julho, quando perdeu para o Vila Nova.

Agora, o Tricolor de Ribeirão Preto é o 15º colocado da Série B, com 39 pontos, após ultrapassar Ponte Preta e CRB – o time alagoano abre o Z-4, com 36 pontos. O próximo compromisso botafoguense é na terça da próxima semana, às 21h, contra o Brusque, no Estádio Augusto Bauer, em Santa Catarina.

O jogo

Mesmo com o Botafogo pressionado, Márcio Zanardi não abriu mão do esquema com três zagueiros e pouco surpreendeu. Patrick Brey entrou no lugar do lesionado Jean Victor pelo lado esquerdo, enquanto Gustavo Bochecha voltou ao meio-campo, pouco à frente do ganês Sabit. Alexandre Jesus permaneceu no comando do ataque.

O primeiro tempo foi morno, sem grandes oportunidades. Nas poucas chegadas, os goleiros Marcão e Victor Souza apareceram bem. O segundo, inclusive, foi fundamental para concretizar o resultado final. O Bota vivia de contra-ataques, como tem sido ao longo de toda a temporada, mas faltou caprichar nas batidas.

O segundo tempo veio e, diferente da maioria das outras partidas, Zanardi se mostrou contente com a equipe e não mexeu. Parecia sentir que algo bom estava por vir. Apesar disso, a volta dos vestiários foi aurinegra. O time da casa quase abriu o placar aos cinco minutos, quando Erick Varão acertou uma bomba de dentro da área e obrigou Victor a fazer uma grande defesa, mesmo com pouco tempo de reação.

A intuição do técnico botafoguense se pagou pouco depois. Aos dez minutos, em mais uma transição paulista, Alexandre Jesus deixou Douglas Baggio na cara do gol. Pela esquerda, na grande área, o capitão teve calma e mostrou categoria para esperar o goleiro tomar uma decisão. Bateu aberto e colocado o camisa 10, que abriu o marcador.

Depois disso, algumas chances foram criadas dos dois lados, mas o jogo esfriou mais uma vez. Aos 38, após uma confusão envolvendo Emerson Negueba e Ênio, o zagueiro Alvariño entrou para o meio, empurrou o atleta tricolor pelo pescoço e foi expulso. Parecia que a vitória viria mais tranquila.

Só parecia. Aos 44, o Amazonas quase marcou em mais uma batida de Erick Varão, que pegou curva e parou nas mãos de Victor Souza. O goleiro defendeu a bola contra o movimento do corpo e quase viu a redonda rolar devagar para dentro da meta, mas um movimento surpreendente fez com que a finalização parasse quase em cima da linha e voltasse ao campo de jogo para o arqueiro agarrar firme.

Já nos acréscimos, aos 49 minutos, João Costa, que havia entrado há pouco tempo, tocou a sola da chuteira de Serafim. O adversário caiu no gramado e, dentro da área, o árbitro assinalou pênalti. Parecia que tudo o que foi construído pelo Pantera iria por água abaixo no final. Mais uma vez: só parecia. Eis que apareceu ‘São’ Victor.

Na última semana, em entrevista coletiva, ele foi categórico ao afirmar que mereceu receber uma chance no lugar do lesionado João Carlos e que o Botafogo não tem problema com goleiros. Ênio pegou a bota, bateu cruzado de pé direito e parou no botafoguense. Na sobra, mais uma grande defesa, em chute de Miranda, que garantiu o triunfo heroico do Tricolor em Manaus (AM).

Postagens relacionadas

Aulas voltam nesta segunda-feira, 5  

William Teodoro

Trânsito de RP já soma 80 mortes em 2024

Redação 2

Roda de samba reunirá Raiz Samba6 e Marquinho Sathan no Armazém Baixada

Redação 10

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com