Adriana Dorazi – especial para o Tribuna
O jornalista Luiz Fernando estava saindo do trabalho, na redação de uma das emissoras de televisão da cidade na zona Oeste de Ribeirão Preto, quando usou o aplicativo de transporte individual para solicitar carona. Com compromisso agendado e hora marcada em outro local, longe de onde estava, viu seu pedido de “corrida” ser cancelado pelos motoristas nada menos do que quatro vezes seguidas.
O fato ocorreu na última semana, em horário de pico, sem uma justificativa dos parceiros do aplicativo. “Quando consegui finalmente a viagem cheguei em cima da hora onde precisava ir, mas quase pensei em chamar um Táxi normal, ou ir de ônibus”, comenta. Os relatos de incidentes semelhantes têm sido frequentes e a reportagem do Tribuna Ribeirão já recebeu reclamações.
Marco (nome fictício) motorista que trabalha para a Uber e preferiu não se identificar, confirmou que tem recusado alguns pedidos. “Em alguns casos são deslocamentos muito curtos que não compensam o valor quando a gente está distante. Quando as pessoas pedem em porta de supermercado já teve caso de estarem com compras grandes, serem mais de uma pessoa para dividir a mesma corrida em locais até de comunidades. Não pelo bairro, mas pela insegurança que gera”, explica.
O motorista explica que vai para outras cidades, como foi uma corrida para Dumont, mas para voltar sem passageiro, também recusou. “Já houve casos de recusar pela nota do passageiro também, há situações que temos que avaliar se o risco vale a pena”, confessa.
O parceiro do aplicativo explica que ao negar realizar a chamada recebida não haveria uma punição da empresa, mas um rebaixamento em porcentagem de remuneração que faz com que o motorista perca benefícios quando atinge um status elevado.
Posicionamento da Uber
No final de semana quando acontece um grande evento sertanejo em Ribeirão Preto e na próxima semana com a realização da Agrishow, a reportagem do Tribuna Ribeirão solicitou posicionamento da Uber, a maior operadora de transporte individual de passageiros que atua na cidade para verificar a situação que pode ser agravada com mais pessoas circulando na região.
Em nota, a assessoria de imprensa do aplicativo informou que a “a Uber opera um sistema de intermediação de viagens dinâmico e flexível, por isso buscamos sempre considerar, de um lado, as necessidades dos motoristas parceiros e, de outro, a realidade econômica dos consumidores, tendo em vista a preservação do equilíbrio oferta-demanda que é fundamental para a plataforma”.
“Se nos meses iniciais da pandemia a demanda caiu abruptamente devido às orientações de isolamento social, depois as pessoas que antes não usavam a Uber no dia a dia passaram a optar pelo app. Diversas pesquisas, como do Datafolha, mostram essa mudança de comportamento dos brasileiros por considerarem os apps de mobilidade mais seguros para se locomover e evitar aglomerações. Esse cenário de demanda crescente por viagens vem se acentuando ainda mais com o avanço da vacinação e a reabertura progressiva de atividades pelas autoridades.
Nesse sentido, os usuários estão tendo que esperar mais tempo por uma viagem porque, especialmente nos horários de pico, há momentos em que há mais solicitações do que motoristas parceiros disponíveis para atendê-las. Com esse desequilíbrio temporário do mercado, também podem ocorrer com mais frequência tanto cancelamentos pelo usuário (que não deseja esperar mais tempo pela viagem) quanto recusa de viagens pelo motorista (que, pelo cenário de demanda em alta, pode presumir que haverá novos chamados de maior ganho na sequência, por exemplo).
A Uber vem implementando uma série de iniciativas que buscam promover o reequilíbrio do mercado no curto e no longo prazo. Nos momentos de desequilíbrio localizado, o mecanismo de preço dinâmico entra em vigor automaticamente. A ferramenta é eficiente porque, por um lado, faz alguns usuários adiarem a viagem à espera de um preço menor e, por outro, aumenta os ganhos dos motoristas para incentivar que mais parceiros se desloquem para atender aquela região. O preço dinâmico é temporário e atualizado constantemente, por isso a dica para os usuários é esperar algum tempo antes de verificar o preço novamente no app.
A reportagem também tentou contato com a 99Taxi mas não obteve retorno até o fechamento da edição.