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Viagens canceladas por motoristas de apps geram reclamações

FOTOS: ALFREDO RISK

Adriana Dorazi – especial para o Tribuna

O jornalista Luiz Fernando estava saindo do trabalho, na redação de uma das emissoras de televisão da cidade na zona Oeste de Ribeirão Preto, quando usou o aplicativo de transporte individual para solicitar carona. Com compromisso agendado e hora marcada em outro local, longe de onde estava, viu seu pe­dido de “corrida” ser cancelado pelos motoristas nada menos do que quatro vezes seguidas.

O fato ocorreu na última semana, em horário de pico, sem uma justificativa dos par­ceiros do aplicativo. “Quando consegui finalmente a viagem cheguei em cima da hora onde precisava ir, mas quase pensei em chamar um Táxi normal, ou ir de ônibus”, comenta. Os relatos de incidentes seme­lhantes têm sido frequentes e a reportagem do Tribuna Ribei­rão já recebeu reclamações.

Marco (nome fictício) mo­torista que trabalha para a Uber e preferiu não se identificar, confirmou que tem recusado al­guns pedidos. “Em alguns casos são deslocamentos muito curtos que não compensam o valor quando a gente está distante. Quando as pessoas pedem em porta de supermercado já teve caso de estarem com compras grandes, serem mais de uma pessoa para dividir a mesma corrida em locais até de comuni­dades. Não pelo bairro, mas pela insegurança que gera”, explica.

O motorista explica que vai para outras cidades, como foi uma corrida para Dumont, mas para voltar sem passagei­ro, também recusou. “Já houve casos de recusar pela nota do passageiro também, há situa­ções que temos que avaliar se o risco vale a pena”, confessa.

O parceiro do aplicativo explica que ao negar realizar a chamada recebida não haveria uma punição da empresa, mas um rebaixamento em porcen­tagem de remuneração que faz com que o motorista perca benefícios quando atinge um status elevado.

Segundo a Uber, usuários estão tendo que esperar mais tempo por uma viagem porque, especialmente nos horários de pico, há momentos em que há mais solicitações do que motoristas parceiros disponíveis para atendê-las

Posicionamento da Uber
No final de semana quan­do acontece um grande evento sertanejo em Ribeirão Preto e na próxima semana com a realização da Agrishow, a re­portagem do Tribuna Ribeirão solicitou posicionamento da Uber, a maior operadora de transporte individual de passa­geiros que atua na cidade para verificar a situação que pode ser agravada com mais pessoas circulando na região.

Em nota, a assessoria de im­prensa do aplicativo informou que a “a Uber opera um sistema de intermediação de viagens di­nâmico e flexível, por isso bus­camos sempre considerar, de um lado, as necessidades dos motoristas parceiros e, de ou­tro, a realidade econômica dos consumidores, tendo em vista a preservação do equilíbrio ofer­ta-demanda que é fundamental para a plataforma”.

“Se nos meses iniciais da pandemia a demanda caiu abruptamente devido às orien­tações de isolamento social, depois as pessoas que antes não usavam a Uber no dia a dia passaram a optar pelo app. Diversas pesquisas, como do Datafolha, mostram essa mu­dança de comportamento dos brasileiros por considerarem os apps de mobilidade mais segu­ros para se locomover e evitar aglomerações. Esse cenário de demanda crescente por viagens vem se acentuando ainda mais com o avanço da vacinação e a reabertura progressiva de ativi­dades pelas autoridades.

Nesse sentido, os usuários estão tendo que esperar mais tempo por uma viagem por­que, especialmente nos ho­rários de pico, há momentos em que há mais solicitações do que motoristas parceiros disponíveis para atendê-las. Com esse desequilíbrio tem­porário do mercado, também podem ocorrer com mais fre­quência tanto cancelamentos pelo usuário (que não deseja esperar mais tempo pela via­gem) quanto recusa de viagens pelo motorista (que, pelo cená­rio de demanda em alta, pode presumir que haverá novos chamados de maior ganho na sequência, por exemplo).

A Uber vem implementan­do uma série de iniciativas que buscam promover o reequilí­brio do mercado no curto e no longo prazo. Nos momentos de desequilíbrio localizado, o mecanismo de preço dinâmi­co entra em vigor automati­camente. A ferramenta é efi­ciente porque, por um lado, faz alguns usuários adiarem a viagem à espera de um preço menor e, por outro, aumenta os ganhos dos motoristas para incentivar que mais parceiros se desloquem para atender aquela região. O preço dinâ­mico é temporário e atualiza­do constantemente, por isso a dica para os usuários é esperar algum tempo antes de verificar o preço novamente no app.

A reportagem também ten­tou contato com a 99Taxi mas não obteve retorno até o fecha­mento da edição.

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