Muita gente pretende viajar de ônibus neste feriadão prolongado da Proclamação da República, celebrado nesta quinta-feira, 15 de novembro. Segundo a concessionária Socicam Terminais de Passageiros, entre chegadas e partidas, a rodoviária de Ribeirão Preto estima recepcionar 35 mil passageiros entre esta quarta (14) e segunda-feira (19). A previsão da concessionária indica mais de nove mil pessoas deixando a cidade de ônibus entre hoje e amanhã.
Portanto, evite as viagens nesta quarta-feira, entre 20 e 23 horas, e na quinta-feira, das oito às 12 horas. As cidades mais procuradas são São Paulo (SP), Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG). Nos dois dias de pico serão disponibilizados 50 carros extras partindo do terminal de Ribeirão Preto. Caso haja necessidade, mais ônibus poderão ser disponibilizados.
Qualquer dúvida pode ser esclarecida com o atendimento do terminal rodoviário ou junto às empresas de ônibus. A Socicam orienta o passageiro a comprar as passagens de ida e volta com antecedência por causa da grande procura nos feriados prolongados. Dependendo do destino, a aquisição pode ser feita pelo site (www.socicam.com. br) ou diretamente com a viação escolhida. É essencial que todas as pessoas, até mesmo as crianças, apresentem documento de identificação original e com foto.
A partir dos 12 anos de idade, o passageiro pode viajar totalmente desacompanhado. Já as crianças menores de 12 anos precisam de autorização para viajar. São permitidos até 30 quilos no bagageiro e até cinco quilos de bagagem de mão, desde que não interfira no conforto dos passageiros dentro do ônibus.
Serviços públicos
Neste feriado prolongado, a prefeitura de Ribeirão Preto organizou equipes para a manutenção dos serviços essenciais – fecha às 18 horas desta quarta-feira (14) e reabre na segunda-feira (19). Os bancos também não irão atender no feriado da Proclamação da República – apenas os caixas eletrônicos e serviços online –, mas as agências abrirão na sexta-feira (16).
As três Unidades Básicas Distritais de Saúde (UBDS’s) – Central (avenida Jerônimo Gonçalves nº 466), Vila Virgínia (rua Franco da Rocha nº 1.270) e Quintino Facci II (rua Bruno Pelicani nº 70) – e a Unidade Pronto-Atendimento (UPA) da avenida Treze de Maio nº 353 (Jardim Paulista) vão atender os casos de urgência e emergência 24 horas por dia. Serviço de Atendimento ao Munícipe (SAM) não funciona e o mesmo ocorre com o Poupatempo e o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DetranSP).