O prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) assinou, na manhã desta quarta-feira, 13 de novembro, a ordem de serviço que autoriza a implantação do primeiro corredor de ônibus de Ribeirão Preto, na avenida do Café, que liga o Centro ao Jardim Monte Alegre e ao campus da Universidade de São Paulo (USP), passando por Vila Tibério e Vila Amélia, na Zona Oeste da cidade.
O corredor e uma ciclovia serão construídos ao longo de seus 3,23 quilômetros, beneficiando exatos 116.709 usuários do transporte coletivo urbano. Após a assinatura, a empresa licitada deu sequência aos trâmites administrativos, prevendo o prazo de uma semana até que o maquinário seja instalado no local para execução das ações de engenharia – a previsão inicial era para outubro.
O prazo de execução da obra é de dez meses – setembro do ano que vem, sendo que anteriormente a prefeitura havia anunciado para agosto. Participaram da ação o secretário de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro, e o superin-tendente da Empresa de Trânsito e Transporte Urbano (Transerp), Antônio Carlos de Oliveira Júnior.
“O corredor de ônibus percorrerá toda a distância da USP até a estação rodoviária, beneficiando os estudantes da universidade, além de todas as pessoas da região que vêm a Ribeirão Preto para se consultar no Hospital das Clínicas. Essa obra representa a primeira de um conjunto que totalizará 56 quilômetros de corredores cortando a cidade de Norte a Sul e de Leste a Oeste”, afirmou o prefeito em seu pronunciamento.
Por meio de processo licitatório, a empresa DGB Engenharia foi contratada por R$ 14.865.789,59, permitindo uma economia de 18,25% aos cofres públicos frente ao valor estimado inicialmente de R$ 18.185.496,77. A implantação do corredor de ônibus na avenida do Café contará com uma faixa preferencial de ônibus por toda a extensão da via, desde a USP até o Terminal Rodoviário.
Por todo o local, será instalada semaforização inteligente, que abre com a proximidade do ônibus para garantir fluidez e menor tempo de percurso, além de sinalização com botoeiras para pedestres e onda verde. Ao todo, serão 12 pontos de ônibus cobertos e com bancos, sendo seis em cada lado da avenida. Além disso, as obras irão contemplar a revitalização de praticamente todo o passeio para garantir acessibilidade aos pedestres, principalmente àqueles com dificuldades de mobilidade.
Todas as esquinas da avenida contarão com rampas de acesso para cadeirantes com piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia. De acordo com o secretário Pedro Luiz Pegoraro, as novas rampas vão medir 1,50m de extensão e abas com 1,80 m de largura, ficando uniformes com a faixa de pedestres e mantendo o nível da rua.
“É uma obra que vai mudar as características dessa região, haverá pavimento novo em toda a avenida e as paradas de ônibus serão feitas em concreto para evitar danos no asfalto. Esse eixo ainda busca trazer a solução de um problema antigo que temos na avenida do Café, próximo da Pedreira da USP “, reforçou o chefe da pasta. Pegoraro ainda explica que será feito um recapeamento reforçado nas faixas preferenciais de todos os corredores para garantir maior tempo de uso e menor risco de danos devido ao peso do veículo.
Outros corredores
A avenida do Café faz parte dos onze corredores de ônibus que serão implantados em Ribeirão Preto e das 27 obras viárias previstas no Programa Ribeirão Mobilidade. Já foram licitados o corredor Dom Pedro I e o corredor Saudade-São Paulo. Os demais estão em fase de finalização do projeto executivo para serem licitados ainda este ano.
Programa Ribeirão Mobilidade
As 27 obras do programa irão beneficiar os 4.154.118 usuários do transporte público. O investimento total se aproxima de R$ 500 milhões, sendo R$ 310 milhões provenientes de recursos do Programa de Aceleração do Crescimemto II – PAC da Mobilidade Urbana e do Saneamento e, o restante, R$ 190 milhões, do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e outras agências de crédito.
Já foram entregues as três pontes na avenida Francisco Junqueira, a duplicação da Mugnatto Marincek, as quatro frentes de recapeamento concluídas e o recape da rua Tapajós. Estão em execução a recuperação da Estrada do Piripau, a ampliação da avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, a readequação viária da praça Hélio Smidt, o prolongamento da avenida Professora Dina Rizzi, o viaduto sobre o córrego Retiro Saudoso, os recapeamentos iniciados em outubro, recapes iniciados em 12 de novembro e o início da implantação do viaduto na avenida Brasil sobre a avenida Mogiana.