Tribuna Ribeirão
Geral

Via da região é a 4ª melhor do país

O trecho da Via Anhangue­ra (SP-330) entre Santa Rita do Passa Quatro e Ribeirão Preto, administrado pela Autovias, conquistou a quarta colocação na 21ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias, realizada pela Confederação Nacional dos Transportes. Os principais pon­tos avaliados foram qualidade do pavimento, sinalização, geo­metria e infraestrutura de apoio, como existência de bases opera­cionais e postos de serviços.

Um dos mais importantes corredores comerciais e indus­triais do país, responsável pela li­gação da capital paulista a Minas Gerais, a Anhanguera recebeu grandes investimentos da Auto­vias desde que a empresa – con­trolada pela Arteris e integrante do Programa de Concessões Ro­doviárias do Governo do Estado de São Paulo – assumiu sua ad­ministração, em 1998.

Foram sete passarelas para pedestres entre os quilôme­tros 291, em Cravinhos, e 316, em Ribeirão Preto, além de re­modelações e implantações de dispositivos de acesso, retorno e transposição. Também são promovidas intervenções cons­tantes de pavimento, garantindo segurança e trafegabilidade. Até o fim de seu contrato, a Autovias investirá R$ 2,142 milhões ao longo do trecho de 316,5 quilô­metros sob sua administração.

O maior trevo do Brasil – Ribeirão Preto possui o maior trevo de entroncamento viá­rio do Brasil, chamado “Waldo Adalberto da Silveira”, o popu­lar “Trevão”. A obra, conduzida pelas concessionárias Autovias e Vianorte e entregue um ano antes do prazo acordado jun­to à Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), eliminou a problemática interse­ção de tráfego que havia no local por conta da interligação irre­gular das rodovias Anhanguera, Abrão Assed (SP-333), Prefeito Antônio Duarte Nogueira (Con­torno Sul do Anel Viário de Ri­beirão Preto – SP-322) e da ave­nida Presidente Castelo Branco.

Com quase 12 quilômetros de extensão, o complexo recebeu investimento de R$ 120 milhões e conta com oito viadutos, 20 alças de acesso e retorno e uma passarela para pedestres com 450 metros de extensão. “O ‘Trevão de Ribeirão Preto’, como é conheci­do, sem dúvida é um dos projetos mais arrojados já desenvolvidos em engenharia de tráfego no Bra­sil. As grandes entregas realizadas pela Autovias ao longo de quase 20 anos reforçam o compromisso da Arteris com o desenvolvimen­to sustentável da economia das regiões onde atua, o que está ex­presso em nossa boa colocação na Pesquisa CNT”, afirma Olga Cotrim, diretora-superinten­dente da concessionária.

Além dos 78 quilômetros de Anhanguera sob administração da Autovias, também figuram en­tre os 20 melhores trechos do país as rodovias Antônio Machado Sant’Anna (SP-255), entre Ribei­rão Preto e Araraquara, Thales de Lorena Peixoto Júnior (SP-318), entre Rincão e São Carlos, Cân­dido Portinari (SP-334), que liga Ribeirão Preto a Franca, e Enge­nheiro Ronan Rocha (SP-345), entre Franca e Itirapuã – todas na 12ª colocação. Dessa forma, a totalidade do sistema concedido à empresa consta entre as 20 me­lhores rodovias do país.

Postagens relacionadas

Pesquisa usa Google para entender impacto climático sobre as formigas

Redação 1

Encontrado corpo do piloto de RP em Bertioga

Redação 2

Robinho é preso em Santos

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com