Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Vereadores vetam jovens no plenário

Por 15 votos a favor e seis contra, a Câmara de Ribeirão Preto aprovou projeto de reso­lução da Mesa Diretora que re­tira as atividades do Parlamento Juvenil do plenário Jornalista Orlando Vitaliano, no Palácio Antônio Machado Sant’Anna, sede do Legislativo, e proíbe a transmissão pela TV Câmara das sessões e atividades. A pro­posta foi aprovada na sessão de terça-feira, 28 de março.

Durante a aprovação do pro­jeto de resolução, o presidente da Câmara, Franco Ferro (PRTB), afirmou que não dá para aceitar jovens integrantes do Parlamen­to sentarem nas cadeiras dos vereadores eleitos pelo povo e gravarem vídeos “esculachando” o próprio parlamentar.

A medida, segundo ele, vale­rá até segunda ordem e poderá ser alterada no futuro. O Parla­mento Juvenil foi instituído pela Câmara de Ribeirão Preto em 2015. Tem como objetivo propi­ciar aos estudantes a vivência do processo político e democrático, dando oportunidade de partici­parem durante um ano da simu­lação da jornada parlamentar, com diplomação, posse e exercí­cio de mandato como vereador.

Os representantes são elei­tos nas escolas da cidade, que inscrevem os alunos mais bem votados de cada série. Na Câma­ra, é realizado um sorteio entre as escolas inscritas para o preen­chimento das vagas, em número igual ao de vereadores.

Eleitos, os parlamentares juvenis devem apresentar pro­posituras, discutir ideias e votar matérias. Os projetos de lei são encaminhados para o Poder Executivo como sugestões e podem virar leis se o prefeito assim desejar. Ao final do man­dato de um ano, os alunos não só terão desenvolvido compe­tências, como terão vivenciado o Legislativo na prática.

A medida aprovada alterou a resolução nº 1.745 de 22 de maio de 2015, que criou o Parla­mento Juvenil e estabelecia o uso do plenário e a transmissão pela TV Câmara. Com a mudança, as futuras reuniões do Parlamen­to Juvenil serão no Salão Nobre, realizadas ordinariamente na se­gunda quarta-feira de cada mês, e extraordinariamente sempre que convocado por seu presidente ou pela maioria de seus membros.

Segundo a justificativa da propositura, a mudança tem o objetivo de implantar adequa­ções, em especial, no que diz respeito ao local de realização das sessões da previsão de trans­missão obrigatória ao vivo das sessões pela TV Câmara.

“Tal medida visa o apri­moramento da programação veiculada na TV, a bem do in­teresse público, face aos traba­lhos e conteúdos institucionais que precisam ser transmitidos e também para possibilitar o integral cumprimento aos con­vênios e acordos de cooperação técnica firmados por este Legis­lativo”, diz parte da justificativa.

Sobre a alteração do local, a finalidade seria conferir a ade­quada gestão dos espaços para a realização de todas as atividades institucionais, inclusive preser­vando a programação do Parla­mento Juvenil, que em algumas situações precisam cancelar suas atividades face aos compromis­sos do Legislativo, como audi­ências e reuniões públicas. O mandato dos atuais vereadores juvenis teve início em 1º de julho do ano passado e terminará no dia 30 de junho de 2023.

Postagens relacionadas

Governo rescinde contrato do Arena

Redação 1

Combustível de RP é mais barato

William Teodoro

Botafogo demite Adilson Batista

Redação 10

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com