Desde esta sexta-feira, 6 de março, o Democratas e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) ganharam novos vereadores e engordaram suas bancadas na Câmara de Ribeirão Preto. Com a filiação de Gláucia Berenice ao DEM, o partido, que tinha dois parlamentares – André Trindade e Fabiano Guimarães – passou a ter três.
Já o MDB, contava com três vereadores – Alessandro Maraca, Igor Oliveira e Marinho Sampaio –, agora tem quatro. Nesta sexta-feira, o Democratas realizou evento de filiação em que Gláucia Berenice e vários ex-candidatos à vereança nas eleições de 2016 – cada um com mais de mil votos – assinaram a ficha da legenda.
Entre eles estão Paula Perin, Jesus Carlos, Eurípedes Faísca e Castro Júnior. O evento teve a participação do deputado federal Eugênio José Zuliani. Ele foi prefeito de Olímpia por dois mandatos, de 2009 a 2016. As legendas que mais encolheram até o momento são o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Partido da Social Democracia (PSD), que ficaram se nenhum representante no Legislativo.
O PTB perde Maurício Vila Abranches para o Partido da Social Democarcia Brasileira (PSDB) neste sábado (7) e Waldyr Villela foi recebido pelo presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi (SP) e pelo deputado estadual Léo Oliveira. Entretanto, as mudanças não vão parar por aí. Recente levantamento feito pelo Tribuna revela que ao menos mais oito vereadores devem mudar de legenda.
O troca-troca tem de ocorrer até 3 de abril para que os atuais parlamentares, candidatos à vereança e aos cargos de prefeito e a vice possam concorrer no pleito de 4 de outubro. De acordo com o levantamento, também devem mudar de partido Marco Antônio Di Bonifácio, o “Boni” (Rede), Marcos Papa (Rede), Paulinho Pereira (Cidadania), Jean Corauci (PDT), Luís Antônio França (PDT), Adauto Honorato, o “Marmita” (PL), Paulo Modas (Pros) e Rodrigo Simões, que já desfiliou do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e está sem legenda. Ele deverá migrar para o PSDB, mas ainda não bateu o martelo.