Projeto de lei protocolado na Câmara de Vereadores por três parlamentares pretende criar o Censo Inclusivo Municipal em Ribeirão Preto, nos moldes do estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), só que segmentado para pessoas portadoras de deficiência, idosos, mulheres vitimizadas, população negra e LGBTQIA+, indígenas, imigrantes e população em situação de rua.
A proposta partiu dos vereadores Paulo Modas (PSD), Duda Hidalgo (PT) e Judeti Zilli (PT, Coleivo Popular). Segundo os parlamentares, o censo serviria de base para a implantação e aprimoramento de políticas públicas pessoas consideradas vulneráveis, tornando-as mais abrangentes para estes segmentos.
Os vereadores afirmam que com o censo as políticas públicas para estas pessoas estariam fundamentadas em dados estatísticos e no diagnóstico situacional do município, identificando grupos específicos e prevalências nas regiões demográficas.
O projeto será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara (CCJ) e se receber parecer favorável será levado a votação em plenário. A criação do referido censo, caso seja aprovado pelos vereadores, tem de ser sancionada pelo prefeito Ricardo Silva (PSD).