Tribuna Ribeirão
DesaparecidosPolítica

Vereadores pediram 20 sessões solenes em 2024

Total de projetos apresentados já é quase o mesmo de todo ano passado, quando foram propostas 24 sessões (Thaisa Coroado)  

Em apenas 72 dias do atual ano legislativo, que começou em 1º de fevereiro, vereadores de Ribeirão Preto já protocolaram 20 projetos de resolução propondo a realização de sessões solenes. São apenas quatro a menos do que os 24 propostos no ano passado todo ano para homenagear personalidades e entidades, segundo dados disponíveis no portal da Câmara Municipal.  
 
O afago cresce às vésperas das eleições municipais, que têm primeiro turno marcado para 6 de outubro. Os 20 deste ano representam 83,33% do total de 2023. A sessão solene serve para celebrar datas importantes ou prestar tributos a pessoas com atuação relevante em prol de Ribeirão Preto.  
 
As propostas protocoladas neste ano vão desde comemoração aos 29 anos do curso de Teatro Popular de Comédia ao Dia da Enfermagem, passando por celebração do centenário e aniversário de empresas, segundo as informações disponibilizadas no portal do Legislativo e abertas a toda a população.  
 
Lideram o ranking Renato Zucoloto (PP), Alessandro Maraca (MDB) e Marcos Papa (Podemos), com quatro proposituras cada. Bertinho Scandiuzzi (PSD) protocolou dois projetos e Judeti Zilli (PT, Coletivo Popular), Jean Corauci (PSD), Duda Hidalgo (PT), André Trindade (União Brasil) e a Mesa Diretora, um cada.  
 
Jean Corauci e Igor Oliveira (MDB) também assinam juntos o projeto em comemoração pelos 20 anos do evento Viola Show. O levantamento feito pelo Tribuna revela também que, no ano passado, foram protocolados pelos vereadores junto à prefeitura de Ribeirão Preto 7.952 requerimentos. 
 
Esses documentos servem para reivindicar algum tipo de serviço de infraestrutura na cidade ou propor ações em prol do município. A média em 2023 ficou em cerca de 26 pedidos por dia. Neste ano já são 2.672 solicitações, aproximadamente 37 a cada 24 horas lembrando que o Legislativo promove duas sessões ordinárias por semana. Representam 33,60% do total de 2023.
 
O requerimento é um instrumento legislativo pelo qual o vereador protocola a solicitação de forma escrita e oficial para a prefeitura, que tem 15 dias úteis para responder o que fará sobre o assunto. A resposta é obrigatória, mas pode ter seu prazo estendido pelo mesmo período caso o governo municipal solicite a ampliação. 
 
Já as indicações totalizaram 3.296 no ano passado. É uma espécie de sugestão oficial feita pelos vereadores. Neste caso, a prefeitura não tem a obrigação de acatá-la e nem precisa responder ao parlamentar. Este ano já foram protocoladas 3.416, número 3,64% superior ao de 2023. São 120 a mais. 
 

Postagens relacionadas

Plano Diretor será concluído em 2019

Redação 1

Bolsonaro a Ciro – ‘Ele está tendo coragem de elogiar Hitler’

Redação 1

Câmara aprova reforma do IPM

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com