Em sessão ordinária realizada no último dia sete de dezembro os vereadores de Serrana aprovaram o projeto de Projeto de Resolução nº 4 de 2021 que reajusta os salários dos próprios parlamentares em quase 50%. A matéria teve nove votos favoráveis, dois contra, uma abstenção e um dos edis não votou.
Com a nova lei a partir de primeiro de janeiro de 2025 o subsídio dos vereadores sobe para R$ 7.595,00. A remuneração atual é de R$ 5070,00. Houve um “pedido de vista” (que é uma tentativa de adiar a votação) do vereador Rubens Clayton de Carvalho, mas foi rejeitado (apenas o próprio vereador votou a favor).
De acordo com o artigo 3º do projeto, os novos vereadores de Serrana também terão direito a um 13º a ser pago em dezembro de cada ano. Para quem exercer o mandato pelos 12 meses de cada ano, o valor do subsídio extra é igual à remuneração mensal integral.
Na cidade são realizadas apenas duas sessões ao mês. No caso de falta sem justificativa em alguma delas poderá ser feito desconto de 50% do subsídio mensal. O projeto de resolução não pode ser vetado (não entrar em vigor, a não ser por medida judicial) e não depende de assinatura do prefeito para virar lei já que o orçamento da Câmara é próprio.
Adriana Dorazi – especial para o Tribuna Ribeirão