Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Vereadores dão adeus para as camisetas

Ato da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto determinou que, durante as sessões, os parlamentares devem usar roupa social; no caso dos homens terno ou blazer (Thaisa Coroado)

Os vereadores de Ribeirão Preto disseram adeus as camisetas, camisas esportivas e apetrechos, como botons partidários, bonés, boinas ou chapéus. Um ato da Mesa Diretora da Câmara Municipal proibiu que durante a sessões e as audiências públicas, os parlamentares utilizem estas vestimentas. É prerrogativa da Mesa diretora, fundamentada na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno da Câmara estabelecer as regras daquela Casa de Leis.

Datado do dia 23 de janeiro, o Ato já está valendo e determina que os vereadores do sexo masculino deverão usar terno ou blazer, sendo o uso de gravata opcional. Já as vereadoras deverão usar roupa social que precisa ser compatível com o Decoro Parlamentar.

As exigências atingem também os servidores concursados ou comissionados que tiverem que acessar a parte do plenário reservada para os vereadores. Também limita o acesso deles ao local, sendo permitido o acesso somente em caso de necessidade. O ato proíbe também o uso do espaço por pessoas não ligadas ao Legislativo.

Já as pessoas e autoridades que fizerem o uso da Tribuna Livre, durante as sessões, também não poderão utilizar camisetas e roupas que façam divulgação de marcas comerciais ou partidárias. A Tribuna Livre é um período durante a sessão em que, a convite de algum vereador, uma pessoa usa a Tribuna para falar sobre algum tema ou fazer alguma reivindicação. A Tribuna Livre foi limitada a uma por sessão com duração máxima de 5 minutos.

Congresso Nacional
No Congresso Nacional a proibição de vestimentas informais também existe. Lá os parlamentares do sexo masculino têm que usar terno e gravata e as mulheres roupa social. A entrada de pessoas vestindo bermudas, shorts, camisas sem mangas, minissaias e chinelos também é proibida. As restrições não se aplicam a crianças de até 12 anos de idade.

Em algumas circunstâncias, como em sessões solenes, ou locais como a Tribuna de Honra do Plenário do Senado ou o Salão Verde da Câmara, é exigido dos homens o uso de terno e gravata.

Na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o artigo 286 do Regimento Interno define que “as deputadas e deputados deverão comparecer às Sessões Plenárias da Assembleia Legislativa, bem como às Sessões das Comissões Permanentes e Parlamentares de Inquérito, decentemente trajados, vestindo os parlamentares do sexo masculino terno e gravata”. Quem não cumprir as regras, não poderá permanecer no plenário.

Postagens relacionadas

Lincoln Fernandes deve presidir a Câmara de RP

Redação

Impeachment no STF ‘Alcolumbre é um aprendiz de Renan,’ diz Carvalhosa

Redação 1

Número de viagens de ônibus despenca

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade