Tribuna Ribeirão
Política

Vereadores aprovam a ‘inspeção veicular’

A Câmara de Vereadores aprovou na sessão desta terça-fei­ra, 28 de maio, por unanimidade, o projeto de lei do Executivo en­viado em 11 de abril que cria a vistoria periódica nos veículos e máquinas movidos a óleo diesel da administração municipal. A ideia é que todos os automóveis e máquinas pertencentes à frota da prefeitura de Ribeirão Pre­to passem semestralmente por avaliação ambiental. Os presta­dores de serviços

Os veículos pertencentes aos prestadores de serviços contrata­dos pela administração munici­pal também deverão passar pela vistoria. De acordo com o projeto, os automóveis ou máquinas que apresentarem emissão de fumaça em desconformidade com os pa­drões legais vigentes deverão ser retirados de circulação, subme­tidos à manutenção corretiva ou serem substituídos.

A prefeitura de Ribeirão Preto também deverá manter o regis­tro das avaliações efetivadas nos veículos e máquinas, constando as respectivas placas e números de identificação, as datas de reali­zação das avaliações e das regula­gens e dos resultados obtidos em planilha a ser criada pela adminis­tração. Também deverá ser cria­do o “Selo Verde Ambiental da Prefeitura de Ribeirão Preto”, que será afixado em local visível do au­tomóvel. Atualmente, a frota mu­nicipal tem 106 veículos a diesel.

São 64 no Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp), 29 na Secretaria Munici­pal de Infraestrutura e mais 13 na Coordenadoria de Limpeza Urba­na (CLU). Segundo o Executivo, o projeto de lei é importante para o cumprimento das diretrizes do Programa Município Verde Azul, do qual Ribeirão Preto participa. O programa, criado pelo governo de São Paulo, tem o propósito de apoiar a eficiên­cia da gestão ambiental nos mu­nicípios, estimulando a elabora­ção e execução de suas políticas públicas estratégicas voltadas para o desenvolvimento sustentável.

Todo o processo de imple­mentação das vistorias será acom­panhado pela Secretaria Mu­nicipal do Meio Ambiente, que definirá, juntamente com o órgão ou empresa contratada para reali­zação da avaliação o cronograma, os procedimentos operacionais, os critérios, além de acompanhar os resultados obtidos. Para a me­dição do índice de emissão de fumaça dos veículos poderão ser utilizados uns dos instrumentos disponíveis atualmente.

Instrumentos disponíveis
Atualmente, os dois instru­mentos mais utilizados para medir a poluição causada pelos veículos a diesel são a escala Rin­gelmann e o opacímetro. A escala permite conferir a coloração da fumaça que sai dos veículos e, se necessário, providenciar as corre­ções. Tem seis padrões com va­riações uniformes de tonalidades entre o branco e o preto. Os pa­drões são numerados de zero a 5 e a recomendação da Companhia de Tecnologia Ambiental do Esta­do de São Paulo (Cetesb) é que as emissões não passem do padrão 2.

Já o opacímetro é um equi­pamento que analisa o estado de funcionamento dos motores diesel. Ele faz a medição do nível de opacidade de fumaça emitida pelo motor através de uma sonda colocada no escapamento, que en­via os sinais coletados da fumaça, para o monitor, onde são trans­formados em valores porcentuais sendo que o zero equivale ao ar limpo, e 100%, significa fumaça totalmente saturada, que impede a passagem de qualquer luz.

Postagens relacionadas

Assembleia gera ‘racha’ na Faesp

William Teodoro

Moro pede para Congresso se debruçar sobre projeto anticrime

Redação 1

Legislativo ‘suplica’ por repasse aos bombeiros

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com