A presidente da Câmara de Pontal, a vereadora Valéria Andrucioli (PDT), morreu na tarde desta quarta-feira, 22 de abril, vítima de covid-19. A informação foi confirmada pela prefeitura e pela Santa Casa de Sertãozinho, onde ela estava internada. Segundo o hospital, a parlamentar sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) causado pelo tempo de internação devido ao contágio por coronavírus. A morte ocorreu às 14h35.
A vereadora era técnica em enfermagem e foi internada com sintomas da doença em 30 de março. Foi feito teste para o novo coronavírus, que deu positivo. Ela precisou ser sedada e entubada. A parlamentar chegou a apresentar melhora do quadro, mas sofreu o AVC no sábado (18) e morreu três dias depois. Ela deixa dois filhos e neto. O velório e sepultamento serão restritos para seguir as determinações da Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo a assessoria pessoal de Valéria Andrucioli.
Ela estava entre os nove casos confirmados da doença no município. O óbito ainda não consta nos balanços do governo estadual e do Ministério da Saúde. O prefeito de Pontal, André Luís Carneiro (PSB), decretou luto municipal de três dias. Ontem também foram anunciadas as primeiras mortes por covid-19 em Guará e Santo Antônio da Alegria. Com esses três óbitos, já são 18 os falecimentos em decorrência da doença na região de Ribeirão Preto, além de 433 casos confirmados em 30 cidades.
Além das mortes em Pontal, Guará e Santo Antônio da Alegria, já foram confirmados óbitos em Ribeirão Preto (cinco), Jaboticabal (três), Barretos (dois), Franca (um), Monte Alto (um), Sertãozinho (um), Pitangueiras (um) e Cravinhos (um). A metrópole é a cidade com mais casos confirmados de covid-19 na região: 230.
Depois aparecem Barretos (47), Sertãozinho (24), Jaboticabal (21), Serrana (13), Bebedouro (13), Cravinhos (12), Franca (dez), Monte Alto (onze), Pontal (nove), Jardinópolis (oito), São Joaquim da Barra (seis), Orlândia (quatro), Batatais (três), Brodowski (três), Taiaçu (três), Barrinha (dois) e Jaborandi (dois). Na lista, com ao menos uma ocorrência estão Dumont, Guaíra, Guará, Igarapava, Ituverava, Miguelópolis, Morro Agudo, Pitangueiras, Santo Antônio da Alegria, Taiúva, Terra Roxa e Vista Alegre do Alto.
Isolamento
O Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi-SP) para acompanhamento dos índices de distanciamento social e de isolamento durante a quarentena do novo coronavírus, que começou a operar na semana passada, indica que o percentual de pessoas que decidiram ficar em casa em Ribeirão Preto melhorou no feriado de Tiradentes, na terça-feira, 21 de abril, mas continua baixo do ideal de 70%. Anteontem estava em 53%. Nas outras cidades da região onde o Simi-SP faz o levantamento os índices foram de 57% em são Barretos, 67% em Bebedouro, 58% em Jaboticabal, 53% em Franca e de 63% em Sertãozinho.