O vereador Marcos Papa (Rede) quer reduzir a velocidade máxima permitida na Rodovia Alexandre Balbo (SP-328), o Anel Viário Norte de Ribeirão Preto, que hoje é de 110 quilômetros por hora. O parlamentar já enviou ofício para a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).
No documento ele pede um estudo técnico na rodovia e a aplicação da redução da velocidade máxima permitida no Anel Viário Norte. No ofício, o vereador destaca o crescimento populacional na região do Jardim Cristo Redentor – Vida Nova Ribeirão (o popular bairro Pacaembu), que nos últimos anos ganhou mais de 30 mil novos moradores – são quase sete mil novas moradias.
“Os moradores daquela região que precisam transitar pelo Anel Viário Norte, convivem com o risco de acidentes e até de tragédias. A tendência é que a população cresça ainda mais na região devido à quantidade de casas que foram entregues. Ali virou um trecho urbano, portanto, precisa de passarela e de redução da velocidade máxima. As duas intervenções amenizarão o problema”, ressalta Papa.
Em setembro de 2017, o parlamentar também solicitou a Artesp a redução de velocidade no Anel Viário Sul, a Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira (SP-322). Na época, o limite máximo de velocidade passou de 110 km/h para 90 km/h em vários trechos. “Estamos agindo preventivamente pelo chamado da população e pelo que a imprensa tem noticiado, para que não seja aquela rotina no Brasil de esperarem ter uma vítima para depois tomarem providências”, afirma Papa.
Também por meio de ofício encaminhado à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), o vereador Igor Oliveira (MDB) pede a instalação de uma passarela para travessia de pedestres sobre a Rodovia Alexandre Balbo. Ele remeteu o oducmento à Comissão de Transportes da Casa de Leis. Quem vive ali diz que a infraestrutura viária não acompanhou a expansão da cidade.
O parlamentar justifica que a construção é necessária por causa dos novos bairros construídos às margens da rodovia, como o próprio Jardim Cristo Redentor. Muitos moradores correm risco de morte ao atravessar a pista, além dos motoristas que transitam pelo local – um dos trechos com maior incidência de óbitos neste ano, segundo o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito (Infosiga-SP).
A única passagem que existe, por baixo da rodovia, só tem um trecho com calçada. Também não tem redutor de velocidade. Os moradores cobram uma solução. Diferentemente da Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira (Anel Viário Sul), onde o limite de velocidade é de 90 quilômetros por hora, no Anel Viário Norte – continuação da mesma via – o limite é de 110 quilômetros por hora. Além disso, não há radar no trecho.
De acordo com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), no contrato de concessão do trecho, assinado com a Entrevias, empresa que administra a rodovia, está prevista a implantação de passarelas nos quilômetros 331 e 333 do Anel Viário Norte, mas o cronograma indica que as obras só devem começar em 2023.
“Não podemos esperar tanto. Vidas podem ser perdidas caso o Estado não acelere esse processo”, afirma Igor Oliveira. Ele diz ainda que também entrou em contato com o setor de engenharia da agência e foi informado de que um estudo recente não apontou a necessidade imediata da implantação da passarela. “Nós solicitamos esse estudo e também a realização de um novo para a constatação da necessidade de travessia segura dos moradores daqueles bairros”, conclui o parlamentar.
Recentemente, a concessionária Entrevias informou à Artesp que estudos técnicos constataram que o fluxo de travessia no trecho é pequeno. Uma contagem recente da quantidade de pedestres na rodovia não indicou a instalação de passarela, conforme determinam as normas técnicas.
“No entanto, ciente do aumento populacional com a entrega de novos residenciais na região do Anel Viário Norte, a empresa apresentou à Artesp um conjunto de medidas para aumentar a segurança no trecho, principalmente em relação a coibir o excesso de velocidade”, diz. A instalação de radares de velocidade é uma das medidas propostas e está em análise.