Tribuna Ribeirão
Política

Vereador que reduzir velocidade na SP-328

O vereador Marcos Papa (Rede) quer reduzir a velocidade máxima permitida na Rodovia Alexandre Balbo (SP-328), o Anel Viário Norte de Ribeirão Preto, que hoje é de 110 quilômetros por hora. O parlamentar já enviou ofí­cio para a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

No documento ele pede um estudo técnico na rodovia e a apli­cação da redução da velocidade máxima permitida no Anel Viário Norte. No ofício, o vereador desta­ca o crescimento populacional na região do Jardim Cristo Redentor – Vida Nova Ribeirão (o popular bairro Pacaembu), que nos últi­mos anos ganhou mais de 30 mil novos moradores – são quase sete mil novas moradias.

“Os moradores daquela re­gião que precisam transitar pelo Anel Viário Norte, convivem com o risco de acidentes e até de tragédias. A tendência é que a população cresça ainda mais na região devido à quantidade de casas que foram entregues. Ali virou um trecho urbano, por­tanto, precisa de passarela e de redução da velocidade máxima. As duas intervenções ameniza­rão o problema”, ressalta Papa.

Em setembro de 2017, o parla­mentar também solicitou a Artesp a redução de velocidade no Anel Viário Sul, a Rodovia Prefeito An­tônio Duarte Nogueira (SP-322). Na época, o limite máximo de velocidade passou de 110 km/h para 90 km/h em vários trechos. “Estamos agindo preventivamen­te pelo chamado da população e pelo que a imprensa tem noticia­do, para que não seja aquela rotina no Brasil de esperarem ter uma vítima para depois tomarem pro­vidências”, afirma Papa.

Também por meio de ofício encaminhado à Assembleia Le­gislativa de São Paulo (Alesp), o vereador Igor Oliveira (MDB) pede a instalação de uma passarela para travessia de pedestres sobre a Rodovia Alexandre Balbo. Ele re­meteu o oducmento à Comissão de Transportes da Casa de Leis. Quem vive ali diz que a infraes­trutura viária não acompanhou a expansão da cidade.

O parlamentar justifica que a construção é necessária por cau­sa dos novos bairros construídos às margens da rodovia, como o próprio Jardim Cristo Reden­tor. Muitos moradores correm risco de morte ao atravessar a pista, além dos motoristas que transitam pelo local – um dos trechos com maior incidência de óbitos neste ano, segundo o Movimento Paulista de Segu­rança no Trânsito (Infosiga-SP).

A única passagem que existe, por baixo da rodovia, só tem um trecho com calçada. Também não tem redutor de velocidade. Os moradores cobram uma so­lução. Diferentemente da Rodo­via Prefeito Antônio Duarte No­gueira (Anel Viário Sul), onde o limite de velocidade é de 90 quilômetros por hora, no Anel Viário Norte – continuação da mesma via – o limite é de 110 quilômetros por hora. Além dis­so, não há radar no trecho.

De acordo com a Agência de Transporte do Estado de São Pau­lo (Artesp), no contrato de conces­são do trecho, assinado com a En­trevias, empresa que administra a rodovia, está prevista a implanta­ção de passarelas nos quilômetros 331 e 333 do Anel Viário Norte, mas o cronograma indica que as obras só devem começar em 2023.

“Não podemos esperar tanto. Vidas podem ser perdidas caso o Estado não acelere esse processo”, afirma Igor Oliveira. Ele diz ainda que também entrou em conta­to com o setor de engenharia da agência e foi informado de que um estudo recente não apontou a ne­cessidade imediata da implanta­ção da passarela. “Nós solicitamos esse estudo e também a realização de um novo para a constatação da necessidade de travessia segura dos moradores daqueles bairros”, conclui o parlamentar.

Recentemente, a concessioná­ria Entrevias informou à Artesp que estudos técnicos constataram que o fluxo de travessia no trecho é pequeno. Uma contagem recen­te da quantidade de pedestres na rodovia não indicou a instalação de passarela, conforme determi­nam as normas técnicas.

“No entanto, ciente do au­mento populacional com a en­trega de novos residenciais na região do Anel Viário Norte, a empresa apresentou à Artesp um conjunto de medidas para aumentar a segurança no tre­cho, principalmente em relação a coibir o excesso de velocidade”, diz. A instalação de radares de velocidade é uma das medidas propostas e está em análise.

Postagens relacionadas

Favela União espera decisão da prefeitura

Redação 1

Guarda terá patrulha em defesa da mulher

Redação 1

Obras para corredor de ônibus no quadrilátero central vão precisar de mais 120 dias

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com