O vereador Adauto Honorato, o “Marmita” (PR), diz que não organizou nem patrocinou o baile funk – o popular “pancadão” – que seria realizado na noite de réveillon, entre domingo, 31 de dezembro, e segunda-feira, 1º de janeiro, na rua Floriano Leite Ribeiro, no Parque Ribeirão Preto, Zona Oeste da cidade, principal base eleitoral do parlamentar.
Segundo Robson Vieira, assessor de Adauto Marmita na Câmara, o vereador apenas compareceu ao local, a pedido dos organizadores, para conversar com os policiais militares que apreenderam bebidas e retiraram o palco montado sem autorização – a rua também foi fechada sem permissão.
A Polícia Militar (PM) chegou por volta das 19 horas de domingo e, ao constatar que não havia alvará da Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) para o fechamento da rua e a montagem de palco, acionou o Departamento de Fiscalização geral da Secretaria Municipal da Fazenda.
Os fiscais, por sua vez, além de ordenaram a desmontagem do palco, ainda apreenderam dois grandes freezers com cervejas e refrigerantes no gelo, com a alegação de que não havia nota fiscal de compra das bebidas. O palco foi desmontado e as geladeiras foram removidas em um caminhão. Mais tarde, por volta de 1h30 da madrugada da segunda-feira (1º), a PM retornou ao local e encontrou cerca de 500 pessoas reunidas e com som alto, o chamado “pancadão”.
Houve confronto, com a PM utilizando bombas de efeito moral – explosivos e gás lacrimogêneo – e balas de borracha para dispersar o público, que contra-atacou com pedras, garrafas e até disparo com fogos de artíficios. Não houve feridos e duas motos, com os chassis raspados, acabaram apreendidas.
O Tribuna apurou que nesta terça-feira os organizadores do baile funk, realizado no mesmo local há cerca de 20 anos, estiveram no gabinete de Adauto Marmita na Câmara pedindo orientação sobre como recuperar a carga de bebidas, avaliada em R$ 3 mil, apreendida pela Fiscalização Geral.
Segundo foi apurado, eles pagaram multa de R$ 500 e retiraram os freezers apreendidos, que estavam guardados na base da PM da avenida Pio XII, também na Zona Oeste. A Polícia Militar divulgou num vídeo do vereador Adauto Marmita no local. Ele pergunta aos policiais por que a bebida estava sendo apreendida e em seguida deixa o local dizendo que buscaria a nota fiscal das bebidas. O documento foi divulgado pela corporação.
Confusão no Natal – No Natal, moradores do Parque Ribeirão Preto informaram pelo telefone 190 que pessoas armadas bloqueavam a rua Luiz de Azevedo, por volta das duas horas, e realizavam um “pancadão” no local. Logo depois, a PM também recebeu a denúncia de que um carro GM Cruze que havia sido roubado estava com um dos participantes do baile funk.
Cerca de 30 policiais militares, inclusive da Força Tática, seguiram até o endereço informado e foram recebidos a pedradas. Parte dos participantes do “pancadão” se deslocou a um posto de combustível na avenida Cásper Líbero. A PM recebeu nova denúncia de que o grupo continuava efetuando disparos e os policiais se dirigiram ao local.
Após novo confronto, a PM dispersou o participantes e apreendeu um Fiat Pálio roubado. O veículo foi levado à Central de Flagrantes da Polícia Civil. Ninguém foi preso e também não houve apreensão de armas ou drogas no local.