A Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto aprovou, na sessão desta quinta-feira, 7 de novembro, projeto de lei (PL) do vereador Jorge Parada (PT) que obriga os vendedores ambulantes de alimentos, que utilizam espaços públicos como ruas, praças e feiras livres, a disponibilizarem álcool gel em local de fácil acesso e visualização para o consumidor.
Porém, ainda depende da sanção do prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB). O objetivo é que os consumidores possam higienizar as mãos antes do consumo dos alimentos. A proposta tem por objetivo impedir a transmissão de doenças e proteger a população de Ribeirão Preto, tendo em vista que a higienização das mãos é o principal instrumento para impedir a transmissão de doenças infectocontagiosas.
Fica ainda determinada a advertência por escrito ao comerciante que não se adequar, obrigando-o à regularização no prazo de 48 horas. No caso de reincidência poderá ocorrer o fechamento do estabelecimento até que se cumpra os preceitos impostos na lei. Na cidade de São Paulo já existe lei municipal que obriga os food trucks a oferecerem álcool gel para seus clientes. A nova regra determina que o produto esteja em um local de fácil acesso, onde todos possam vê-lo.