Tribuna Ribeirão
Economia

Vendas na Páscoa caem 2,7% em RP

JF PIMENTA/ARQUIVO

Após um aumento expres­sivo nos primeiros dez dias da crise causada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), as vendas nos supermercados se estabilizaram, inclusive apre­sentando queda em alguns dias, como ocorreu no Domingo de Páscoa (12) e na segunda-feira, 13 de abril. Na grande São Paulo as vendas caíram 11%, enquanto no interior a retração foi de 19%, nesses dois dias.

Desde o dia 7, quando as vendas haviam crescido 45,1% (semana anterior à Páscoa), o movimento presencial nas lojas tem apresentado queda. A As­sociação Paulista de Supermer­cados (Apas) sugere aos con­sumidores que não estoquem produtos e não comprem além de suas necessidades do mês, como forma de ajudar na ma­nutenção dos preços e permitir o abastecimento à maior parte da população. Importante tam­bém buscar produtos substitu­tos que podem estar com pre­ços menores.

A queda no movimento também reflete que o abaste­cimento está se normalizando com a maioria da população ficando em casa, como reco­menda a quarentena determi­nada pelo governo do Estado. As vendas de Páscoa, que esta­vam projetadas pela Apas para cair -8,5% no estado, acabaram fechando em queda de -3,7%. Essa melhora na previsão acon­teceu por causa do aumento do movimento presencial nas lo­jas, durante a Semana Santa.

Na região de Ribeirão Preto a projeção de queda nas vendas da Páscoa nos supermercados era de 10%, porém acabou sen­do registrada a queda de apenas 2,7%. A projeção é baseada em itens com vendas típicas para esta época do ano, e inclui bom­bons, ovos, barras e tabletes de chocolate, refrigerantes, cerveja, vinho e peixes. O principal mo­tivo é o contexto econômico atu­al, onde famílias voltaram seus gastos para produtos básicos, higiene e limpeza.

A Apas tem acompanhado de perto o aumento de preços de produtos. Nos casos con­siderados elevados, o próprio Procon-SP já notificou 16 em­presas para averiguar se hou­ve prática de preços abusivos, considerando aumentos de até 75,5% para produtos da cesta básica. A associação informa que tem mantido entendimen­tos com a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimen­to e com o órgão de defesa do consumidor para garantir a manutenção de preços adequa­dos dos produtos

Há de se destacar que tam­bém ocorre redução nos preços dos produtos, que acontecem por uma maior oferta do item, bem como a competição da indústria. Já os supermerca­dos competem muito entre si, fazendo promoções para ga­nharem a preferência do con­sumidor. Além disso, a Apas continua recomendando a seus supermercados associados que não alterem sua margem de lucro neste momento de pan­demia e que apenas repassem o aumento da indústria.

A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Esta­do de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem aproximada­mente 1.500 associados, que so­mam cerca de quatro mil lojas. A Regional Ribeirão Preto foi responsável por 5,9% do fatu­ramento estadual em 2018, o equivalente a aproximadamen­te R$ 6,2 bilhões. A geração de empregos também é bastante representativa: em torno de 31 mil pessoas trabalham em su­permercados nesta região.

Apenas na cidade de Ribei­rão Preto, o setor de supermer­cados faturou no ano passado R$ 1,8 bilhão, o que equivale a 29% da região e 1,7% do faturamento de todo o Estado de São Paulo. A Apas possui dez regionais em todo o Estado e mais cinco escri­tórios distritais na capital paulis­ta. A regional ribeirão-pretana é composta por 78 cidades e pos­sui 116 associados em toda sua área de cobertura. O empresário Rodrigo Canesin, do Supermer­cado Canesin, é o atual diretor regional da entidade.

Encalhou
As indústrias de chocolate, representadas pela Associa­ção Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) e a Associação Brasi­leira de Supermercados (Abras) decidiram prorrogar o tempo de permanência dos produtos de Páscoa nos pontos de venda até o dia 30 de abril porque as vendas ficaram abaixo da expectativa .

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