Tribuna Ribeirão
Economia

Vendas em Ribeirão Preto – Comércio registra quinta alta seguida

© Fernando Frazão/Agência Brasil

Em ritmo de recupera­ção, as vendas nas lojas de Ribeirão Preto cresceram pelo quinto mês consecuti­vo, aponta levantamento do Centro de Pesquisas do Vare­jo (CPV) mantido pelo Sin­dicato do Comércio Varejista de Ribeirão e Região (Sinco­varp) – atende 43 cidades – e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP). Segundo a pesquisa, em outubro a alta média foi de 15,4% na com­paração com o mesmo perío­do do ano passado.

O avanço foi de 13% na comparação com setembro deste ano, quando as vendas cresceram 10,96%. “É o quinto mês consecutivo de variação positiva. No caso de outubro, o Dia das Crianças alavancou as vendas que continuam em ritmo de recuperação na me­dida em que consumidores recuperam emprego e renda, e são vacinados contra a co­vid-19”, explica Diego Galli Alberto, pesquisador e coor­denador do CPV.

“Essa recuperação aci­ma de dois dígitos se explica muito pelo fato de que, em outubro de 2020, os números eram muito negativos pro­porcionando um salto maior agora”, diz Galli Alberto. Em outubro, o Dia das Crianças impulsionou os negócios no comércio. Na pesquisa, os lo­jistas também revelaram, para novembro, uma projeção de alta média nas vendas na or­dem de 17,5%.

“Principalmente por cau­sa da Black Friday que já se tornou uma das principais datas sazonais do comércio e que representa a primeira onda das compras de fim de ano. Todo mundo está pro­curando bons descontos para comprar pagando menos. Para o Natal a expectativa também é bastante positiva”, afirma o pesquisador.

Emprego
Em outubro, a variação média entre vagas de traba­lho abertas e fechadas, no va­rejo de Ribeirão Preto, ficou estável com previsão de alta de 1% em novembro. Segun­do o Cadastro Geral de Em­pregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, o comércio de Ri­beirão Preto fechou setembro com saldo positivo de 420 postos de trabalho.

O resultado é fruto de 2.928 admissões e 2.508 de­missões. Em nove meses, contratou 21.469 e demitiu 19.228, superávit de 2.241. Nos últimos doze meses, o superávit é de 4.541 vagas, fruto de 29.966 admissões e 25.425 demissões.

O setor de serviços re­gistrou 6.249 contratações e 5.066 rescisões, superávit de 1.183 empregos formais. Em nove meses, contratou 47.657 e demitiu 40.694, saldo posi­tivo de 6.963. Em doze meses, foram 62.306 contratações e 52.615 rescisões, superávit de 9.691 empregos formais.

Índice de Confiança
Sobre perspectivas de cur­to prazo (até o fim do ano) – em uma escala de 1 à 5, em que 1 significa “totalmente pessimista” e 5 significa “to­talmente otimista” – o Índi­ce de Confiança do Varejo Sincovarp/CDL-RP ficou em 3,41, em outubro, ante 3,69 no mês anterior. A pontuação é considerada positiva. No longo prazo, o índice ficou em 3,75, em outubro, ante 3,85, em setembro.

“Apesar de esperar um fim de ano de boas vendas, o lojista ribeirão-pretano ainda se mos­tra um pouco receoso com a inflação e com a instabilidade política que impacta a econo­mia. É aquele ‘acreditar descon­fiando’ que alguma coisa ainda pode acontecer no meio do ca­minho, e, ainda assim, manter a capacidade de seguir em frente”, comenta Galli Alberto.

Ainda de acordo com o pesquisador, a crise socioe­conômica desencadeada pela pandemia de covid-19 insta­lou-se no mundo todo e afetou o preço internacional do pe­tróleo. “Que, por sua vez, pres­siona o preço dos combustíveis e gera um efeito cascata em toda a cadeia produtiva”, diz.

“Custos aumentam e o preço final para o consumi­dor também. Aos poucos a poeira vai baixando e as peças vão se encaixando de novo. Ainda vai levar um tempo até chegarmos em um ponto de equilíbrio. O estrago causa­do pela pandemia foi muito grande!”, finaliza Alberto.

Postagens relacionadas

AEB: Acordo comercial agrícola entre China e EUA seria muito ruim para Brasil

Redação 1

Mercado financeiro prevê crescimento do PIB acima de 2% em 2024

Redação 2

IRPF injeta mais de R$ 41 mi na região

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com