Tribuna Ribeirão
Economia

Vendas do varejo de RP caem 1,99%

Crédito: Mateus/Portal Coletivo Yes

O varejo de Ribeirão Preto voltou a registrar queda nas vendas, depois de começar o ano com novo fôlego – fechou janeiro com alta de 1,36%, mas fevereiro terminou com retração de 2,36%. Em março, novo recuo, agora de 1,99% em comparação com o mes­mo período de 2017, quando os lojistas já haviam constata­do baixa de 0,87.

As vendas do setor subiram, 0,38% em dezembro – o Natal ajudou a interromper uma se­quência de três meses seguidos no “vermelho”, mas o carnaval interrompeu a boa fase. Os da­dos são da Pesquisa Movimen­to do Comércio, realizada pelo Sindicato do Comércio Vare­jista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp), divulgados nesta quarta-feira, 18 de abril.

Entre as empresas entrevis­tadas, 64,5% declararam que as vendas deste ano foram piores do que no mesmo período de 2017, enquanto 31,3% conside­raram o contrário e 4,2% disse­ram que foram equivalentes. As vendas no varejo ribeirão-pre­tano caíram 1,13% no acumu­lado do ano passado. O índice foi melhor do que os de 2016 (queda de 2,73%) e 2015 (recuo de 3,78%) e pior que a retração de 0,46% de 2014.

O pior resultado de 2017 foi registrado em outubro – nem o Dia das Crianças conseguiu segurar os negócios do setor –, com recuo de 2,84%, apesar de o Sincovarp tem informado em fevereiro que o resultado foi de -2,68% com ajustes. Em novembro a queda foi de 1,21% e, em setembro, as vendas recu­aram 0,63%, depois de registrar crescimento de 1,13% em agos­to e de 0,08% em julho. O sin­dicato já havia registrado queda de 1,58% em junho, 1,56% em maio, 1,78% em abril, 0,87% em março, 2,47% em fevereiro e 1,97% em janeiro.

Setorial – Com relação aos setores, quase todos apresenta­ram quedas nas vendas. Apenas vestuário registrou crescimen­to com aumento de 3,03%. O pior resultado ficou por conta de cine/foto, com uma retra­ção 5,30%, seguido por óti­ca (3,88%), livraria/papelaria (3,53%), presentes (2,80%), eletrodomés-ticos (1,63%), cal­çados (1,45%), tecidos/enxoval (1,24%) e móveis (1,14%)

Empregos – No que se re­fere ao emprego no comércio, não houve registro de altera­ções nos quadros funcionais das empresas entrevistadas. Cem por cento delas respon­deram que não contrataram e nem demitiram em março. “Este resultado demonstra que o segmento vive um mo­mento de estabilidade no que­sito emprego, pois as empresas já estão com seus quadros en­xutos, porém sem estímulos para investir em novas con­tratações”, comenta Marcelo Bosi Rodrigues, economista responsável pelo estudo.

Modalidade de pagamen­to – A modalidade de compra mais utilizada no comércio em março de 2018 foi o cartão de crédito, sendo responsável por 55,52%. Os pagamentos à vista representaram 34,75% e a pra­zo, através de carnês e cheques pré-datados, somaram 9,73% das transações.

“Quanto à modalidade de pagamentos utilizada no co­mércio, foi possível observar um aumento das vendas à vis­ta em detrimento das vendas a prazo, com a manutenção da utilização dos cartões de crédi­to”, observa Rodrigues.

Entre os setores, o que mais recebeu pagamento com cartão de crédito foi ótica (68,83%). Nas vendas à vis­ta aparece livraria/papelaria (57,50%). As vendas a prazo, com cheques pré-datados ou carnês, foram mais utilizadas em móveis, com 17,00%.

Análise – “Apesar da que­da registrada em março o co­mércio mantém a expectativa de uma recuperação lenta e gradativa para 2018. Este será um ano de altos e baixos, pois apesar de termos um cenário de taxa Selic baixa para os padrões brasileiros, o desemprego persiste e os acontecimentos internacio­nais empurram o dólar para cima. Além disso, trata-se de um ano com Copa do Mun­do e eleições para presidente da República, governadores, senadores e deputados fede­rais e estaduais, que poderá mudar a cúpula do poder no país”, observa Rodrigues.

Postagens relacionadas

Caixa distribuirá R$ 8,1 bi em lucros do FGTS

Redação 1

Black Friday já agita o comércio

Redação 1

Saiba as vantagens e riscos de aderir à tarifa branca de energia

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com