Tribuna Ribeirão
DestaqueEconomia

Vendas do varejo crescem 1,5% em Ribeirão Preto

Redução do poder de compra do consumidor continua impactando no desempenho do varejo local (Agência Brasil)

As vendas do comércio varejista de Ribeirão Preto tiveram crescimento médio de 1,5% em fevereiro na comparação com o mesmo período do ano passado, quando a alta foi de 3,1% em relação a 2023. Havia recuado 2% em janeiro. Subiu 4% em dezembro, interrompendo uma sequência de duas quedas seguidas, de 1% em novembro e 3,5% em outubro.

Avançou 0,5% em setembro e agosto e 1,5% em julho, após três baixas consecutivas. O levantamento é do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido por Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão e Região (Sincovarp) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP). O setor fechou o ano passado com crescimento de 6,54%, ante alta de apenas 0,72% em 2023 e ganho de 5,01% em 2022.

No primeiro semestre de 2024, os negócios desaceleraram a 3,1% em fevereiro, encerraram março com alta tímida de 1,5% e emplacaram a primeira queda do ano em abril, de 2%. Depois recuaram 3,5% em maio e fecharam junho no vermelho, com déficit de 1%.

“A inflação de fevereiro disparou 1,31% em meio à alta dos preços dos alimentos, dos combustíveis e da taxa de juros, além da permanência dos índices de endividamento das famílias e de inadimplência, em níveis altos. O consumidor percebeu o encarecimento do crédito e viu seu poder de compra diminuir”, diz Diego Galli Alberto, pesquisador do CPV

“Mais cauteloso, comprou menos. O que ajudou a garantir essa pequena variação positiva foram os preparativos para o carnaval período em que muitos viajam e acabam consumindo um pouco mais”, analisa o pesquisador e coordenador do CPV.

Empregabilidade – O CPV apurou que, em fevereiro, a média de variação entre vagas de trabalho abertas e fechadas, no Comércio Varejista de Ribeirão Preto, cresceu apenas 0,5% apontando para uma estabilidade. “Essa tendência deve se manter na pesquisa de março dentro do esperado para essa época do ano”, diz o pesquisador.

Índice de Confiança – Considerando o futuro dos negócios nos próximos três meses (no curto prazo) em uma escala que vai de 1 a 5 pontos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o Índice de Confiança do Varejo Sincovarp/CDL RP, em fevereiro, registrou 3,1 pontos (ante 2,1 pontos na pesquisa anterior), considerado regular.

Com base na mesma escala, o nível médio de confiança para o longo prazo (considerando os próximos 12 meses), em janeiro, ficou em 3,0 pontos (ante 2,9 pontos na pesquisa anterior). Também considerado regular. “Essa pequena elevação do otimismo se deve principalmente à sazonalidade alusiva ao Dia do Consumidor, em março, e à proximidade da Páscoa e do período de vendas do Dia das Mães que é a segunda data mais importante do calendário varejista”, diz Alberto.

“Os lojistas também consideram o período de Agrishow. A perspectiva de liberação total de ruas impactadas pelas obras, no centro, e da avenida. Nove de Julho, também são fatores positivos. O restabelecimento do fluxo de trânsito e das vagas de estacionamento rotativo, nesses importantes eixos comerciais, vai oxigenar o varejo de Ribeirão Preto”, finaliza Diego Galli Alberto.

 

 

Postagens relacionadas

‘Natal’ deve gerar 73,1 mil empregos

Redação 1

VÍDEO – Caminhão atinge guincho e viatura da Polícia Rodoviária na Anhanguera

Luque

RP teve 10 celulares roubados ou furtados por dia 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com