As vendas do comércio varejista de Ribeirão Preto tiveram crescimento médio de 1,5% em fevereiro na comparação com o mesmo período do ano passado, quando a alta foi de 3,1% em relação a 2023. Havia recuado 2% em janeiro. Subiu 4% em dezembro, interrompendo uma sequência de duas quedas seguidas, de 1% em novembro e 3,5% em outubro.
Avançou 0,5% em setembro e agosto e 1,5% em julho, após três baixas consecutivas. O levantamento é do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido por Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão e Região (Sincovarp) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP). O setor fechou o ano passado com crescimento de 6,54%, ante alta de apenas 0,72% em 2023 e ganho de 5,01% em 2022.
No primeiro semestre de 2024, os negócios desaceleraram a 3,1% em fevereiro, encerraram março com alta tímida de 1,5% e emplacaram a primeira queda do ano em abril, de 2%. Depois recuaram 3,5% em maio e fecharam junho no vermelho, com déficit de 1%.
“A inflação de fevereiro disparou 1,31% em meio à alta dos preços dos alimentos, dos combustíveis e da taxa de juros, além da permanência dos índices de endividamento das famílias e de inadimplência, em níveis altos. O consumidor percebeu o encarecimento do crédito e viu seu poder de compra diminuir”, diz Diego Galli Alberto, pesquisador do CPV
“Mais cauteloso, comprou menos. O que ajudou a garantir essa pequena variação positiva foram os preparativos para o carnaval período em que muitos viajam e acabam consumindo um pouco mais”, analisa o pesquisador e coordenador do CPV.
Empregabilidade – O CPV apurou que, em fevereiro, a média de variação entre vagas de trabalho abertas e fechadas, no Comércio Varejista de Ribeirão Preto, cresceu apenas 0,5% apontando para uma estabilidade. “Essa tendência deve se manter na pesquisa de março dentro do esperado para essa época do ano”, diz o pesquisador.
Índice de Confiança – Considerando o futuro dos negócios nos próximos três meses (no curto prazo) em uma escala que vai de 1 a 5 pontos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o Índice de Confiança do Varejo Sincovarp/CDL RP, em fevereiro, registrou 3,1 pontos (ante 2,1 pontos na pesquisa anterior), considerado regular.
Com base na mesma escala, o nível médio de confiança para o longo prazo (considerando os próximos 12 meses), em janeiro, ficou em 3,0 pontos (ante 2,9 pontos na pesquisa anterior). Também considerado regular. “Essa pequena elevação do otimismo se deve principalmente à sazonalidade alusiva ao Dia do Consumidor, em março, e à proximidade da Páscoa e do período de vendas do Dia das Mães que é a segunda data mais importante do calendário varejista”, diz Alberto.
“Os lojistas também consideram o período de Agrishow. A perspectiva de liberação total de ruas impactadas pelas obras, no centro, e da avenida. Nove de Julho, também são fatores positivos. O restabelecimento do fluxo de trânsito e das vagas de estacionamento rotativo, nesses importantes eixos comerciais, vai oxigenar o varejo de Ribeirão Preto”, finaliza Diego Galli Alberto.