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Vendas do Dia dos Pais crescem

ALFREDO RISK/ARQUIVO

A atividade de venda do co­mércio físico brasileiro cresceu 6,2% na semana do Dia dos Pais – de 2 a 8 de agosto – no com­parativo com o mesmo período do ano passado. Esse é o maior crescimento desde 2011, quan­do o índice marcou alta de 8,8%. De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, é preciso levar em consideração a base comparativa do indicador – de 3 a 9 de agosto de 2020 –, que teve queda de 10,6%.

“Embora o feriado tenha marcado aumento este ano, é necessário observar o contexto do dado, já que o tombo regis­trado em 2020 reflete um pe­ríodo restritivo no varejo rela­cionado a pandemia e faz com que a alta se torne, na verdade, uma recuperação parcial”. A análise que considera apenas o final de semana da data co­memorativa no Brasil em 2021 – de 6 a 8 de agosto – em com­paração a 2020 – de 7 a 9 de agosto – registrou alta de 4,5%.

Também ficou abaixo do vo­lume do Dias dos Namorados, de 13,7%, em junho. Segundo levantamento do Centro de Pes­quisas do Varejo (CPV), ligado ao Sindicato do Comércio Vare­jista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp) – atende 43 cida­des – e da Câmara de Dirigen­tes Lojistas (CDL-RP), os lojis­tas ribeirão-pretanos projetam aumento de vendas entre 4% e 6%, em comparação com o mesmo período de 2020.

O tíquete médio era estima­do em R$ 200. Além disso, a ex­pectativa era que o consumidor ribeirão-pretano gastasse 25% a mais na compra do presente dos Dia dos Pais. A alta ocorre por causa do aumento genera­lizado de preços desencadeado pela crise da covid-19. Uma das principais datas do varejo no se­gundo semestre, o Dia dos Pais deve aquecer as vendas do setor.

Em agosto, por causa do Dia dos Pais, o varejo do Estado de São Paulo deve apresentar um aumento de vendas 14,2% aci­ma do registrado no mesmo pe­ríodo do ano passado, segundo projeção realizada pela Federa­ção do Comércio de Bens, Servi­ços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

A previsão de alta, no entan­to, não será puxada pela data, mas por atividades como veí­culos e autopeças e materiais de construção. Conforme explica a entidade, normalmente a sazo­nalidade de agosto é inexpressi­va no varejo estadual, com cres­cimento médio mensal ao redor de 2%, que deve ser a variação ante julho de 2021.

No entanto, ao analisar ape­nas as atividades que têm algu­ma correlação com o Dia dos Pais, o nível de faturamento tende a mostrar um crescimento de 6% ao longo de todo o mês, atingindo R$ 41 bilhões, o que representa um aumento de R$ 2,3 bilhões em comparação ao observado em agosto do ano passado.

Na avaliação da Fecomer­cioSP, fatores como flexibili­zação quase plena do horário para funcionamento das lojas, necessidade de recomposição de demanda e auxílio emer­gencial, somados às melhores condições para o aumento do nível de gastos no varejo, de­vem proporcionar o incremen­to de R$ 8,7 bilhões na receita real do comércio, em compa­ração ao mesmo mês de 2020.

O tíquete médio das famílias paulistas com despesas nesses setores deve atingir R$ 2.638,79, estima o estudo, o que repre­senta uma elevação de cerca de R$ 112 por família, 4,5% maior do que em agosto de 2020, em razão, principalmente, da con­tinuidade no aumento de aqui­sição de alimentos e produtos de higiene e de roupas.

A previsão é que o cresci­mento seja liderado pelo seg­mento de veículos e autopeças, correspondendo a 37,6%, segui­do de materiais de construção (37,4%), outras atividades – nas quais predominam a venda de combustível (22,6%) – e lojas de vestuário, tecidos e calçados (20,1%). No sentido oposto, far­mácias e perfumarias e lojas de móveis e decoração tendem a registrar quedas de movimento ante agosto de 2020.

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