Amparadas pelo Dia dos Pais, as vendas do comércio de Ribeirão Preto cresceram 2,6% em agosto em comparação com julho, quando a alta foi de 2% em relação a junho, aponta levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido pelo Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão e Região (Sincovarp) – atende 43 cidades – e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP).
É sétima alta consecutiva, neste ano. A única queda ocorreu em janeiro (-6,88%). As vendas cresceram 5,8% em fevereiro, voltaram a registrar alta de 5% em março, repetiu o desempenho em abril, avançou 6,2% em maio e 3,21% em junho. E m agosto do ano passado, o comércio de Ribeirão Preto registrou crescimento de 3,75%
“Tivemos um pico de vendas na primeira quinzena de agosto, por conta do Dia dos Pais, no entanto, ao longo do mês o fôlego foi diminuindo. Mesmo assim a variação fechou positiva”, explica Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV. Para explicar o índice, ele destaca o alto nível de endividamento das famílias brasileiras e a instabilidade da economia nacional.
Ainda cita a recente onda de aumentos nos preços dos combustíveis, em especial no diesel, que contribuiu para o resultado de agosto. “É nítido que os consumidores estão mais cautelosos, até pelas últimas notícias sobre a economia brasileira”, diz
“Enquanto junho teve deflação e julho uma pequena alta, em agosto ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) disparou 0,23%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de juros deve parar de cair, ao contrário do que se esperava”, afirma.
Acumulado do semestre – No primeiro semestre de 2023, as vendas do varejo de Ribeirão Preto acumularam alta de 18,33%, já considerando a queda de -6,88% registrada em janeiro. No período, a média de crescimento das vendas no comércio local ficou em 3,05%, ao mês, abaixo da média apurada no primeiro semestre de 2022, que foi de 4,09% ao mês, ocasião em que o acumulado do período foi de 24,54%.
Empregabilidade – Em agosto, a média de variação entre vagas de emprego abertas e fechadas, no comércio varejista de Ribeirão Preto, teve pequena alta de 2%, com viés de estabilidade, após ter crescido 5% em julho. “Considerando julho e agosto, até que a empregabilidade local foi positiva. E de setembro em diante, com o início das contratações de temporários para o fim de ano, a tendência é melhorar”, projeta o pesquisador.
Índice de Confiança – Sobre a expectativa dos negócios para os próximos três meses (no curto prazo), considerando uma escala que vai de 1 a 5 pontos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o Índice Sincovarpo/CDL de Confiança do Varejo ficou em 3,3 pontos, em agosto (ante 3,5 pontos, em julho), classificado como positivo, mesmo com a pequena queda.
Considerando a mesma escala, o índice para os próximos doze meses (de longo prazo) ficou em 3,6 pontos (ante 3,5 pontos, em julho), também considerado positivo. “Os empreendedores do Comércio Varejista estão com as atenções voltadas para Dia das Crianças, Black Friday e Natal, período que, com certeza, trará a maior alavancagem de vendas do ano.”
“Os recursos injetados na economia, pelo décimo terceiro salário, devem ajudar. Importante lembrar que, para o varejo brasileiro, de uma forma geral, o desempenho de 2023 têm sido abaixo do percebido no ano passado. E, mesmo Ribeirão Preto sendo um polo regional de consumo, essa tendência também é percebida aqui”, finaliza Diego Galli Alberto.